JAS-39E F-39E Gripen produção
Os primeiros Gripen E de série, entregues ao Brasil e Suécia na quarta-feira. Foto: Saab.

Na última quarta-feira (24), a Saab revelou os seis primeiros caças Gripen E de série. A fabricante sueca entrou de vez na fase de entrega de quatro caças para a Força Aérea Brasileira e dois para a Força Aérea Sueca. 

Você pode ler mais sobre a cerimônia e a entrega dos aviões clicando aqui

No dia 26, a Saab publicou um vídeo com mais imagens dos Gripens de série. Quatro aeronaves voaram em uma formação liderada pelo F-39E FAB 4101, o primeiro Gripen brasileiro de produção seriada. 

Em outro vídeo, o Comandante da FAB, Tenente Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, afirmou: “Muitos foram aqueles que, com seu trabalho e seu esforço, acreditaram no Programa Gripen, um contrato que iniciou em 2014 após um processo de desenvolvimento de sete anos, e aqui está.”

Neste sábado, a Saab também publicou mais imagens dos novos caças voando juntos nos céus da Suécia. É assim que a Colaboração Real se parece no ar. Aqui, alguns dos primeiros caças Gripen E de produção em série para a Suécia e o Brasil voando lado a lado.”

A FAB adquiriu 36 Gripens, sendo 28 do modelo F-39E de um assento e oito F-39F de dois assentos. Já a Suécia comprou 60 caças, todos JAS-39E monoposto. O Gripen E também concorre com outras aeronaves no Canadá, Finlândia e Filipinas.

DEIXE UMA RESPOSTA