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Novo míssil antirradar dos EUA atinge alvo em voo de testes

Míssil AARGM-ER antirradar

A Marinha dos EUA concluiu com sucesso o segundo voo de testes do seu novo míssil antirradar, o AARGM-ER (Advanced Anti-Radiation Guided Missile Extended Range). O armamento acertou o alvo simulado, atingindo as expectativas do ensaio.  

Segundo a Northrop Grumman, fabricante do míssil, o teste foi realizado no dia 21 de janeiro na área de testes de Point Mugu, na costa sul da Califórnia. Após ser lançado de um caça F/A-18F Super Hornet, o míssil executou um perfil de alcance estendido, engajando um alvo emissor baseado em terra, posicionado na Ilha de San Nicholas.

“Este segundo voo de teste verificou a capacidade do AARGM-ER de detectar, identificar, localizar e engajar um sistema de radar de defesa aérea baseado em terra a partir de um alcance estendido”, disse o Capitão AC Dutko, gerente do Programa para Ataque Direto e Sensível ao Tempo (PMA-242 ).

O F/A-18F se afasta após disparar o AARGM-ER. Foto: Marinha dos EUA.

“Através dos esforços excepcionais de nossa equipe de governo/indústria, estamos mais um passo mais perto de fornecer capacidade para suprimir os sistemas de defesa aérea adversários mais avançados sem colocar nossos combatentes em perigo.”

O primeiro disparo com o AARGM-ER ocorreu em julho de 2021, também em Point Mugu. Desde que obteve o Milestone C (autorização para produção inicial de baixa cadência (LRIP)), em setembro de 2021, a Northrop Grumman, continuou a liderar sua equipe no desenvolvimento de uma capacidade de combate criticamente necessária. 

A companhia está atualmente sob contrato para entregar unidades de produção do AARGM-ER para apoiar uma capacidade operacional inicial (IOC) em 2023. Em dezembro de 2021, a Northrop Grumman recebeu um contrato de US$ 45,6 milhões para o segundo lote de AARGM-ER LRIP.

AARGM-ER

“O AARGM-ER fornece à Marinha dos EUA a capacidade de ficar à frente das ameaças em evolução”, disse Mary Petryszyn, vice-presidente corporativa e presidente da Northrop Grumman Defense Systems. “Este teste demonstrou ainda mais a capacidade crítica do AARGM-ER para engajar precisamente ameaças de longo alcance, enquanto permite que a tripulação de lançamento permaneça a uma distância segura.”

Em comunicado, a Northrop também revelou que o míssil será integrado no F-35B, de pouso e decolagem vertical. Até então, era de conhecimento público que o AARGM-ER seria integrado ao F/A-18, EA-18, F-35A e F-35C.

Por ter compartimentos menores, em razão do liftfan que gera o empuxo vertical, o F-35B carregará o míssil externamente, ao passo que os F-35A – de operação convencional – e F-35C – para uso em porta-aviões – carregarão o AARGM-ER internamente. 

Modelo do AARGM-ER para testes na baia de armas do F-35A e F-35C. Foto: Northrop Grumman.

Aproveitando os sensores, modelos eletrônicos e digitais existentes do AGM-88 AARGM, uma nova variante do AGM-88 HARM, o AARGM-ER tem um novo motor de foguete sólido, aumentando ainda mais sua autonomia, além de sistemas novos, como sua ogiva. O míssil será usado em missões de Supressão de Defesas Aéreas Inimigas, contra radares em solo. 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: AARGM-ER, Antirradar, Armamentos, F/A-18 Super Hornet, Guerra Eletrônica, Marinha dos EUA, Míssil, usaexport