Bem vindo ao resumo semanal de notícias do Portal Aeroflap. Aqui listamos para o nosso público os 10 assuntos principais da aviação nos últimos 7 dias, bem como nossos melhores artigos da semana.

Para essa postagem consideramos as matérias publicadas entre o período de 02 de outubro a 08 de outubro, exatamente sete dias, e descontando o dia anterior ao de publicação do resumo, que é sempre aos domingos aqui no Portal Aeroflap.

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Vamos começar com os principais assuntos?

 

1. Chilena Sky Airline e Avianca Colômbia acenam fusão para os próximos meses

No dia 02 de outubro publicamos que a a chilena Sky Airline e a Avianca Colômbia estão com os planos de fusão vi isando se tornar a maior operadora de baixo custo da América Latina.

Conforme publicado no portal Diario Financiero de Chile, a decisão agradou principalmente a Sky Airline, pois o colapso financeiro em decorrência da pandemia do coronavírus fez com que o Presidente da companhia, Holger Paulmann fizesse uma revisão nos planos da companhia aérea, nem que para isso, parte da companhia aérea fosse vendida para atrair novos investimentos.

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2. Gripen: Saab trabalha em solução de navegação para operações sem GPS

Gripen E sueco. Foto: Saab.

A Saab está desenvolvendo uma solução de navegação para que o seu caças Gripen C/D e E/F possa operar em ambientes onde o uso de GPS é negado pelo inimigo. O sistema poderá ser oferecido aos usuários da aeronave a partir do final desta década.

Com as forças aéreas precisando do mais alto nível de precisão de navegação e de seleção de alvos para garantir que nenhum dano colateral seja causado quando armas guiadas com precisão são empregadas (como bombas JDAM guiadas por GPS), a Saab está procurando derrotar essas táticas de anti-acesso/negação de área (A2/AD).

A solução proposta pela Saab combinará dados do Ternav, seu sistema de navegação de terreno já existente, imagens de odometria em tempo real através da instalação de câmera e um modelo de superfície de mapeamento 3D fornecido pela Maxar Technologies por meio de um banco de dados de fusão de sensores. Isso fornecerá uma precisão posicional muito maior do que o uso de equipamento de unidade de medição inercial tradicional, diz a Saab.

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3. Lufthansa retoma operações do Boeing 747-400 com passageiros após 18 meses

Boeing 747 Lufthansa
Boeing 747-400. Foto – Ingrid Friedl/Lufthansa

Para alívio dos fãs da “Rainha dos Céus”, a Lufthansa finalmente deu início ao retorno das operações uma das aeronaves mais icônicas da história da aviação: trata-se do Boeing 747-400, aeronave que realizou a sua última operação com passageiros em maio de 2020. 

Com 18 meses sem operações com o Jumbo em decorrência da pandemia, o D-ABVX, um 747-400 com 21 anos de operações, finalmente retomou o legado da Rainha dos Céus na companhia de bandeira alemã. A aeronave cumpriu o voo LH9921, entre Frankfurt, na Alemanha e a cidade chinesa de Qingdao, o trajeto foi percorrido em 10h30.

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4. Motor de A320neo da Spirit Airlines pega fogo após colisão com pássaro

No último domingo (3), um Airbus A320neo de matrícula N922NK que realizava o voo 3044 da Spirit Airlines entre os aeroportos de Atlantic City (ACY) e Fort Lauderdale (FLL) teve de ser evacuado após um dos motores da aeronave ter chocado com um pássaro.

No momento do incidente, a aeronave se preparava para decolar da pista 31 de Atlantic City quando a tripulação percebeu que algo havia colidido com o motor (PW1127G) direito da aeronave, dando início aos procedimentos de checagem após a decolagem ter sido abortada.

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5. Azul anuncia maior malha de voos da história de Pernambuco e da Região Nordeste

Embraer 195-E2 Azul PS-AEF

A maior malha de voos de alta temporada da história do Recife, de Pernambuco, e de toda a Região Nordeste será operada pela Azul no Verão deste ano.

Serão 628 voos semanais no estado, sendo que 593 deles partirão do Recife com destino a praticamente todas as capitais brasileiras além de cidades do interior do país.

Ao todo, serão 10 novas rotas operadas na capital pernambucana, cerca de 8 mil movimentos entre pousos e decolagens de aviões da empresa e uma oferta que deve atingir um milhão de assentos entre chegadas e partidas.

Na comparação com os anos anteriores, esse crescimento é superior a 15% no número de voos operados na capital e 17% superior ao número de assentos oferecidos no último verão.

Além do incremento de voos em rotas que já são operadas, entre dezembro e o fim de janeiro de 2022, a Azul terá voos sazonais no Recife para Boa Vista, Macapá, Santarém, Campo Grande, Porto Velho, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Galeão (Rio de Janeiro) e Jericoacoara, chegando a 42 destinos no total.

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6. VoePass planeja iniciar operações com Boeing 737NG a partir de 2022

 

Foto: Reprodução

A VoePass Linhas Aéreas, anunciou o início do processo para a certificação e inclusão do Boeing 737 junto a ANAC dos modelos 737–700 NG e 737–800 NG, com capacidade de 144 e 180 passageiros.

Com a adição do Boeing 737, a empresa projeta aumentar a sua participação no Aeroporto de Congonhas. O terminal passará por um processo de ampliação do número total de operações diárias, o que aumentará o seu banco de slots e distribuição entre as companhias aéreas. 

“Estamos investindo para certificar o Boeing 737 em nossas operações, acreditando na recuperação da economia e do setor de Turismo em nosso País. Já estamos nos preparando para acompanhar as oportunidades de ampliação nas movimentações do Aeroporto de Congonhas, que é um passo fundamental em nosso plano de negócios, que se mantém focado no desenvolvimento e ampliação da malha aérea regional brasileira”, ressalta o presidente da empresa, José Luiz Felício Filho.

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7. Emirates poderá abrir mais uma rota no Brasil, Norte e Nordeste tem potencial chance

Emirates
Foto – Emirates/Divulgação

Durante a Expo Dubai, o ministro do Turismo Gilson Machado realizou encontros para alinhar medidas que possam aumentar o fluxo de turistas internacionais no Brasil. 

No evento, o ministro se reuniu com o Sheikh Ahmed bin Seed Al Maktoum, presidente da Emirates, e ressaltou a capacidade do país em receber mais voos da companhia e citou o potencial de regiões como o Norte e o Nordeste para investimentos

Segundo Machado Neto, o Brasil é um dos locais mais prósperos do mundo para investimentos no pós-pandemia, pelo seu potencial de belezas naturais, pela cultura e por todas as ações de desburocratização que o governo federal está adotando.

Historicamente, Recife e Salvador são os dois hubs mais importantes do Nordeste brasileiro, inclusive, ambos operavam rotas para a Europa, Estados Unidos e África antes da pandemia. 

Contudo, outro ponto favorável é o fato da Emirates ter anunciado recentemente um acordo para compartilhamento de voos com a Azul, o que pode ajudar a Recife se tornar o próximo destino da companhia dos Emirados Árabes, pois o aeroporto é um dos principais hubs da Azul. 

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8. Com 63% de recuperação, GOL transportou 1,6 milhão de passageiros em setembro

Boeing 737 MAX GOL

A GOL Linhas Aéreas divulgou na noite desta terça-feira (05/10) os números prévios de tráfego do mês de setembro de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020.

No mercado doméstico, a demanda (RPK) para os voos da GOL aumentou em 36,8% e a oferta (ASK) aumentou em 38,1%. A taxa de ocupação doméstica da GOL foi 79,1%, uma queda de 0,8 p.p em relação a setembro de 2020.

A GOL transportou 1,6 milhão de passageiros no mês, um aumento de 47,8% sobre setembro de 2020. No acumulado do ano, a companhia já registra uma alta de 18,7% em relação ao acumulado de 2020, considerando o período de janeiro a setembro.

Em relação a setembro de 2019, existe uma queda de 37,66% na demanda doméstica (RPK) e 40% no número de assentos ofertados no mercado doméstico. A companhia também registra queda de 2,9 p.p. na taxa de ocupação das sua aeronaves, na comparação com 2019.

A GOL não realizou voos internacionais durante o mês.

Veja mais detalhes na tabela abaixo:

 

9. Aeroporto de Congonhas: Governo faz estudo para viabilizar novo terminal

 

O leilão do Aeroporto de Congonhas (e também do Santos Dumont) é um dos mais esperados de toda a rodada de concessões aeroportuárias do Governo Federal.

Não poderia ser diferente, responsável pelo 2º maior tráfego de passageiros do país, Congonhas utiliza basicamente a mesma estrutura desde a década de 90, e com resquícios do terminal dos anos 50, quando recebia o Lockheed Constellation em voos internacionais.

Logo, os investimentos no terminal serão de grande porte, apesar da limitação de espaço para a expansão, seja da pista ou do terminal de passageiros.

E de acordo com uma publicação do O Globo, com base no edital de concessão do Aeroporto de Congonhas, há alguns estudos de viabilidade de uma expansão no local.

Como podemos perceber na imagem acima, podemos ter um novo terminal criado onde hoje está localizado os hangares de manutenção e sede da GOL, de táxi aéreo, e também a parte de pátio remoto do Aeroporto de Congonhas.

Isso possibilita que o Aeroporto de Congonhas tenha 30 pontes de embarque fixas, contra 12 simultâneas do terminal atual, além dos embarques na remota, que no projeto ficará localizada onde atualmente estão hangares de empresas de taxi aéreo. Na frente do novo terminal, também haverá um novo edifício garagem, com maior capacidade para carros estacionados.

A capacidade de passageiros também salta de 17 milhões para 35 milhões de passageiros. Em 2019, o Aeroporto de Congonhas movimentou cerca de 22 milhões de passageiros.

De acordo com as estimativas, a construção do novo terminal, e também de outras adequações, pode custar R$ 3,3 bilhões para a empresa que assumir a concessão. Vale ressaltar que no momento o Governo Federal está custeando outra caríssima obra, de implementação do EMAS, que será entregue pronto para a nova administradora.

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10. Projeções mostram possível ampliação no Aeroporto Santos Dumont e de Belém após concessão

Nesta última quarta-feira (06/10) postamos sobre uma projeção de ampliação para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. E no mesmo edital de licitação estão alguns estudos do Governo Federal para a expansão de dois outros terminais: Belém (PA) e Santos Dumont (RJ).

No Aeroporto Santos Dumont podemos perceber que há uma possibilidade de expansão das pontes de embarque fixas, além de adequações no pátio atualmente dedicado para a aviação geral, que ganha uma maior área de solo e capaz de suportar mais aeronaves de tamanho similar ao Airbus A320.

O conhecido terminal de passageiros coberto por vidros ganha uma ponte de embarque a mais ao lado direito da imagem, e mais três pontes na parte esquerda, de acordo com esse estudo. Vale ressaltar que na parte esquerda da imagem há estruturas que atualmente são tombadas pelo IPHAN, uma negociação difícil de ser realizada.

Também há uma segunda expansão, a partir do histórico prédio central do aeroporto, disponibilizando mais três pontes de embarque fixas. Ao todo, nesse estudo, são 7 novas pontes de embarque fixas, e várias novas posições de remotas, seja para a aviação comercial ou geral.

O pedido por mais pontes de embarque fixas no Santos Dumont parte das próprias companhias aéreas.

Aeroporto de Belém

Atualmente com 4/6 pontes de embarque fixas, o Aeroporto de Belém, de acordo com um estudo da Infraway e empresas associadas, pode ganhar praticamente o dobro do terminal disponível para o embarque e desembarque de passageiros.

 

Na imagem acima podemos observar (em azul) uma possível expansão do terminal atual, que acrescenta 6 pontes de embarque fixas as quatro já existentes. Além disso, a área disponível para os passageiros praticamente dobra de tamanho.

A remota também receberá uma mínima ampliação, destaque para a parte esquerda da imagem, onde atualmente está um estacionamento, galpões, e uma rua que dá acesso aos hangares da parte sul.

Estudo mostra Aeroporto de Belém, em sketch 2D, após as obras.

Vale ressaltar que estas são propostas elaboradas como um estudo para a concessão, e não representa como a futura operadora deseja realizar as modificações. A expansão está sendo repassada pela nossa equipe apenas como um modelo de viabilidade para esses dois aeroportos.

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ARTIGOS

Nesta semana postamos um artigo quando caminhões de bombeiro usaram motores à reação da Boeing Nos anos 1960, o texto aborda também a expansão do uso de motores à reação (popularmente conhecidos por turbinas) viu a aplicação desse tipo de equipamento em veículos comuns, pelo menos em testes, como caminhões e ônibus.

Veja bem detalhadamente sobre este tema Clicando Aqui.

 

Vídeos da Semana

Durante a semana, também publicamos um vídeo especial sobre o multimissão da Força Aérea Brasileira (FAB) Embraer KC-390 e suas capacidades.

A aeronave está desde 2019 atuando em missões militares pelo Brasil, e já acumula até mesmo encomendas do exterior. Sua alta tecnologia impressiona, e coloca o KC-390 no topo da modernidade em sua categoria.

Veja na íntegra o vídeo abaixo:

Publicamos também um vídeo sobre o treinamento dos Pilotos na Azul.

O Edson, gerente de treinamento dos pilotos da Azul Linhas Aéreas, nos conta como são realizados os treinamentos dos pilotos após entrarem na companhia aérea, quais os tipos de simuladores utilizados, as manobras treinadas, além de falar um pouco sobre alguns requisitos para ingresso na companhia.

 

Resumo com colaboração dos editores Gabriel Centeno, Gabriel Melo, Gabriel Benevides e Pedro Viana.

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