LATAM Vacinas Brasil

Bem vindo ao resumo semanal de notícias do Portal Aeroflap. Aqui listamos para o nosso público os 10 assuntos principais da aviação nos últimos sete dias, bem como os artigos e vídeos publicados na semana.

Para essa postagem consideramos as matérias publicadas entre o período de 16 de outubro a 22 de outubro, exatamente sete dias, e descontando o dia anterior ao de publicação do resumo, que é sempre aos domingos aqui no Portal Aeroflap.

 

Receba as principais notícias da aviação diretamente no seu TELEGRAM, em tempo real. Participe do nosso grupo Clicando Aqui.
Para participar no Whatsapp Clique Aqui.
 
 

Confira os destaques a baixo: 

1. Primeiro de quatro caças Gripen de produção é visto saindo da linha da Saab

O primeiro Gripen de produção da FAB, o F-39E 4101, deixando a linha da Saab em Linköping, Suécia.

No último dia 27, a Saab informou que dará início à fase de entregas do Gripen E em novembro, reforçando que quatro caças serão entregues para a Força Aérea Brasileira e outros dois para a Força Aérea Sueca. Na quarta-feira a fabricante publicou um vídeo mostrando o primeiro Gripen de produção para a FAB deixando suas instalações em Linköping, na Suécia. Nas imagens, o caça de matrícula 4101 está sendo rebocado para fora do prédio após a conclusão da montagem. 

A aeronave deve ser enviada junto com mais um caça (o FAB 4102) para o Brasil no final do próximo mês a bordo de um navio, de forma similar ao que ocorreu com o Gripen 4100, o primeiro recebido pela FAB. No vídeo é possível ver designação F-39E pintada na deriva do Gripen, com a matrícula logo abaixo.

Por ser uma aeronave operacional, ela não carrega a bandeira do Brasil na cauda como no 4100, que está sendo usado no programa conjunto de testes e verificação do Gripen Eno Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), localizado na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). 

Veja mais clicando aqui.

 

2. Com 95% de votos a favor, aeronautas iniciam movimento grevista e reivindicam reajustes

Em votação realizada on-line na última segunda-feira (25), os aeronautas associados ao SNA das empresas de aviação regular deliberaram por aprovar o início de procedimentos para a instauração de movimento grevista, caso não seja formalizada a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria até o dia 20 de novembro de 2021.

Foram registrados 95,53% de votos a favor, 3,22% de votos contrários e 1,25% de abstenções. Participaram da deliberação 6.178 votantes.

Na reunião realizada no último dia 20, o Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) negou a possibilidade de ultratividade da atual CCT, ou seja, não garantiu a manutenção das cláusulas atuais da convenção em caso de um novo acordo não ter sido fechado até a data-base da categoria —1º de dezembro.

Ressaltamos que o eventual fim da vigência do instrumento coletivo acarreta a eliminação imediata de diversos direitos sociais e econômicos, além do fim de regramentos operacionais essenciais que se encontram previstos exclusivamente neste documento, com impacto negativo, inclusive, para as próprias empresas.

Diante dos graves riscos envolvidos para a segurança de voo com a possibilidade de queda repentina de normas que regem a profissão, a categoria expressou sua indignação com a expressiva votação a favor da possibilidade de um movimento grevista.

Veja mais clicando aqui.

 

3. O último A350 brasileiro se despede em definitivo do Grupo LATAM

A Latam Brasil encerrou na última terça-feira (26/10) a trajetória de quase seis anos do Airbus A350. Com apenas uma unidade do modelo na frota sendo o PR-XTD, a aeronave decolou de Guarulhos (GRU) por volta das 07:30 da manhã em direção ao Aeroporto de Victorville (VCV), localizado na Califórnia do Sul, nos Estados Unidos.

Curiosamente, o aeroporto público de Victorville é conhecido por estocar aeronaves em desuso, além de servir como local para desmontagem para o mercado secundário de peças.

O A350 de matrícula PR-XTD fez seu primeiro voo em agosto de 2016. A entrega para a LATAM Brasil aconteceu no mesmo mês, e alguns meses após estar na frota, foi arrendado para a Qatar Airways, que operou com este avião na configuração e pintura da LATAM.

De volta para a malha da companhia no final de 2017, a aeronave operou até meados de 2020, quando foi definitivamente estocada pela queda prolongada na demanda por voos internacionais. O último voo do PR-XTD transportando passageiros foi realizado em 20 de dezembro de 2020, de Londres (LHR) para o Aeroporto de Guarulhos.

Veja mais clicando aqui.

 

4. Avianca poderá criar uma nova sede no Reino Unido em busca de benefícios financeiros

Avianca

Como parte de uma estratégia para conseguir maiores benefícios fiscais diante da recuperação da empresa, a Avianca Airlines planeja criar uma nova sede porém fora da América Latina. O alvo da companhia aérea é ter uma sede no Reino Unido.

Para realizar essa mudança, a Avianca ainda precisa ter seu processo de recuperação judicial sob o Capitulo 11 dos EUA, após a aprovação a empresa criaria a Avianca Group International Limited com sede no Reino Unido.

Para melhor entender, hoje a Avianca mesmo sendo uma companhia aérea colombiana, ela possui sede e endereço oficial no Panamá. A companhia aérea tem o certificado de operador aéreo em diversos países da América Latina e mesmo com a criação da nova sede, as operações nesses países não sofreram nenhuma mudança.

O planejamento da empresa colombiana visa benefícios financeiros, principalmente em captar novas ações com a abertura da nova sede e consequentemente permitira arrecadar fundos para pagar seus credores. A tendência e de que o processo do Capitulo 11 seja aprovado pelo juiz, permitindo a Avianca criar a nova sede ne Europa sem que a sede no Panamá seja afetada.

Veja mais clicando aqui.

 

5. Eastern Airlines confirma ao Aeroporto de Confins que começará voos para os EUA em março

Eastern Airlines

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte inaugura dois novos destinos internacionais em 2022 operados pela Eastern Airlines. A companha aérea acaba de confirmar o lançamento do voo para Miami, em março, e para Nova Iorque, em junho.

As cinco frequências semanais serão realizadas em um Boeing 777-200 em duas classes de serviço: Econômica Premium e Econômica.

Ao todo, serão três frequências semanais entre Miami e Belo Horizonte, a partir de 27 de março de 2022, e duas frequências semanais entre Nova Iorque (JFK) e Belo Horizonte, a partir de 8 de junho de 2022.

“A inauguração desses dois destinos para os Estados Unidos é muito aguardada pelos mineiros e estamos confiantes na operação e manutenção dessas rotas, bem como lançamento de outros destinos”, ressalta Herlichy Bastos, diretor de Operações da BH Airport.

Vale ressaltar que essa será a primeira vez que a companhia aérea fará voos regulares ao Brasil, bem como a capital mineira é a primeira cidade brasileira contemplada pela empresa. 

Veja mais clicando aqui.

 

6. Juiz prorroga prazo de apresentação do plano de reorganização da LATAM

LATAM Boeing 787-9 Dreamliner photographed on May 13, 2016 from Wolfe Air Aviation Learjet 25B.

O Grupo LATAM informa que o juiz do Tribunal do distrito sul de Nova York aprovou o pedido de prorrogação do prazo de exclusividade para a apresentação do seu Plano de Reorganização até 26 de novembro.

Essa solicitação permite dar continuidade aos avanços das negociações com as diversas partes interessadas a fim de acordar as condições de financiamento e submeter à aprovação o seu Plano de Reorganização. Isso permitirá emergir de forma bem-sucedida do processo, em conformidade com a legislação vigente tanto dos Estados Unidos como do Chile, considerando o direito de subscrição preferencial dos acionistas no Chile.

A LATAM participará ativamente desse processo com a convicção de que seu êxito e o consenso de todos os participantes permitirão ao grupo propor um Plano de Reorganização que poderá ser apresentado ao tribunal de Nova York e submetido à aprovação dos credores, e, posteriormente, aos acionistas para a sua implementação.

Vale lembrar que o LATAM Airlines Group e as suas afiliadas no Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Peru e Brasil recorreram a esse processo após as graves consequências da pandemia de COVID-19.

Veja mais clicando aqui.

 

7. Segunda aeronave da ‘frota mágica’ da Azul é revelada

Foto: Autor desconhecido

Famosa por dar pinturas especiais e coloridas em suas aeronaves, a Azul elevou a experiência em parceria com a Disney ao dar vida no universo encantando com 4 aeronaves com pinturas temáticas

Conforme relatamos durante este mês, a Azul informou que serão dois Airbus A320neo e um A321neo. Inclusive, o próximo A321neo de matrícula PR-YJF,  já se encontra em processo de pintura finalizada na planta da Airbus em Hamburgo, na Alemanha com a sua fuselagem nas cores da Minnie Mouse. 

Como é possível observar, o mais novo A321neo da Azul contará com as cores do vestido da Minnie, além de um desenho da personagem na cauda da aeronave. Ainda não se sabe se o interior virá personalizado, com grandes chances do processo ocorrer no hangar de manutenção da companhia, em Campinas-SP. 

Agora, com o processo de pintura finalizada, o A321neo deverá receber nos próximos dias os seus motores para que a aeronave possa iniciar os testes de taxiamento e mais adiante, os primeiros voos da aeronave.

Veja mais clicando aqui.

 

8. Buscas de voos para o Reino Unido sobem até 803% após anúncio da reabertura para brasileiros vacinados

The first BA Airbus A380 arrives on the southern runway at Heathrow Airport. picture David Dyson

Com o recente anúncio sobre a reabertura das fronteiras do Reino Unido para viajantes totalmente vacinados vindos do Brasil, o volume mensal de buscas de voos teve crescimento de até 803% para as principais cidades britânicas.

A nova regra começou a valer na última segunda-feira (11) para o Brasil e outros 46 países e os turistas poderão entrar no Reino Unido sem a necessidade de respeitar uma quarentena no desembarque. 

O levantamento feito pelo KAYAK mostra que as cidades mais buscadas no último mês, respectivamente, são Londres, com crescimento de 645% nas buscas; Manchester, com aumento de 800%; e Edimburgo, com 803%.

Os dados mostram ainda que os valores das passagens aéreas tiveram queda em comparação a 2019. Londres teve um decréscimo de 26%; Manchester, de 12%; e a que apresentou maior queda no preço médio foi Edimburgo com 39%. 

Veja mais clicando aqui.

 

9. Modern Logistics está próxima de receber turboélices ATR 72-500

Modern Logistics
Foto – Modern Logistics/Divulgação

Operadora exclusiva do Boeing 737 Classic (-300 e -400), a Modern Logistics deu um importante passo para a ampliação da sua frota. A empresa abriu recentemente a contratação para comandantes de ATR 72-500 em duas oportunidades, reservando também mais 12 matrículas no sistema da ANAC.

A companhia aérea foi fundada em 2017 por antigos executivos da Azul Linhas Aéreas que tinham o desejo de criar uma empresa diferente no país, a Modern se espelhou em companhias aéreas cargueiras dos EUA como a DHL, UPS e FedEx.

Buscando explorar mercados onde os Boeing ainda não operam até então, as primeiras duas unidades do ATR 72-500 encontram-se armazenadas no aeroporto de Las Palmas (LPA). As aeronaves com matrículas EC-KGI e EC-JQL estão sem realizar voos desde o início do ano e faziam parte da frota da CanaryFly. Ainda não há uma data estipulada para a chegada dos turboélices na frota da companhia.

Veja mais clicando aqui

 

10. Com vídeo: Veja o F-35 lançar bombas nucleares B61-12

A Força Aérea dos EUA divulgou na sexta-feira (29) um vídeo dos mais recentes testes do caça stealth F-35 Lightning II com as bombas nucleares de ensaio B61-12. Os eventos de teste foram concluídos em setembro, mas o vídeo foi divulgado apenas recentemente através do Defense Visual Information Distribution Service (DVIDS). 

No início de outubro, a USAF anunciou que concluiu a primeira fase da certificação nuclear do F-35 com um último voo de testes. Um par de caças decolou da Base Aérea de Nellis, ao lado de Las Vegas, cada um carregando uma bomba nuclear tática B61-12 de ensaios (Joint Test Assemblies). As aeronaves do 422nd Test and Evaluation Squadrons voaram para o Estande de Testes de Tonopah, no Deserto de Nevada, onde os artefatos foram lançados.

Com a conclusão bem-sucedida desta primeira etapa, os EUA vão se encaminhado para a certificação final que permitirá que alguns de seus F-35 recebam as modificações necessárias para empregar o armamento nuclear operacionalmente. Esse processo deve ser concluído em 2024.

 

 

                                      ARTIGOS

Nesta semana publicamos um Flight Report sobre como é voar com a VoePass de Congonhas para Brasília no ATR 72-600. Com uma escala rápida em Ribeirão Preto, a companhia consegue manter a rota com bons índices de ocupação. 

Confira como foi a viagem desde a compra da passagem até o desembarque no destino final clicando aqui.

 

                                              Vídeo da semana

Em 2016, a China anunciou o desenvolvimento de um novo bombardeiro stealth para a Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF). Desde então, uma série de imagens representando a nova aeronave foram produzidas por internautas, mas só recentemente a China divulgou uma “pista” do que poderia ser o avião em um vídeo de recrutamento da Força Aérea. 

Em mas um vídeo do Canal Aeroflap, discutimos um pouco sobre o que se sabe sobre o Xian H-20, o futuro bombardeiro furtivo da China. Confira!

 

Para mais vídeos, não deixe de conferir nosso canal no YouTube.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA