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Este caça F-5 pode ser seu por US$ 950 mil

Caça F-5 Freedom Fighter está à venda nos EUA por mais de R$ 4 milhões. Foto: Code 1 Aviation.

Já imaginou ter um avião de caça F-5 só para você? Nos Estados Unidos é possível, se o comprador tiver disposto a desembolsar US$ 950 mil, o equivalente a R$ 4,86 milhões na cotação mais recente para esta quinta-feira (12). 

Desenvolvido pela Northrop na década de 1950, o modelo se tornou um dos jatos de combate mais populares do mundo. Por aqui, é amplamente reconhecido por ser o principal caça supersônico da Força Aérea Brasileira. Apesar de veterano, o F-5 permanece em serviço em diversas instituições militares e até mesmo em organizações civis, principalmente em sua versão mais potente e famosa: F-5E/F Tiger II. 

Usado na FAB desde 1975, caça Northrop F-5 é um dos mais populares do mundo. Foto: Gabriel Centeno - Aeroflap.
Usado na FAB desde 1975, caça Northrop F-5 é um dos mais populares do mundo. Foto: Gabriel Centeno – Aeroflap.

No entanto, o jato à venda por quase US$ 1 milhão é da primeira versão do famoso caça de pequeno porte. Trata-se de um F-5A Freedom Fighter, na verdade um RF-5A-40-NO, fabricado em 1968 para missões de reconhecimento fotográfico. 

A aeronave deixou a linha da Northrop, em Palmdale (Califórnia) com o número de fabricação 1009 e chegou a receber a matrícula 68-09108 da Força Aérea dos EUA (USAF). Porém, nunca entrou em serviço com esta instituição, já que seu destino era a Força Aérea Real da Noruega, onde recebeu o registro 108.

RF-5A Freedom Fighter da Força Aérea Real Norueguesa. Similar ao jato à venda nos EUA, modelo era usado missões de reconhecimento fotográfico. Foto: Mike Freer.
RF-5A Freedom Fighter da Força Aérea Real Norueguesa. Similar ao jato à venda nos EUA, modelo era usado missões de reconhecimento fotográfico. Foto: Mike Freer.

Segundo dados do portal Aerial Visuals, em 1981 o RF-5 108 estava com o 336 Sqvadron da Noruega, uma unidade que já operava o F-5 desde meados dos anos 1960. O esquadrão também recebeu os F-16 Fighting Falcon mas foi desativado no final dos anos 1990. 

Mas voltando ao F-5. Em meados de 1988 o caça voltou à sua terra natal, adquirido desta vez por uma companhia civil, a Flight International Corporation. A aeronave foi completamente restaurada e recebeu a matrícula N57FT da FAA.

F-5 Freedom Fighter foi reformado em 1988. Foto: Code 1 Aviation.
F-5 Freedom Fighter foi reformado em 1988. Foto: Code 1 Aviation.

Em 1990 o F-5 trocou de dono segunda vez, pertencendo agora à Thornton Corp, de Van Nuys, Califórnia, com quem recebeu sua matrícula atual: N685TC. O nariz chanfrado e com as câmeras de reconhecimento foi trocado por outro comum, pintado de preto. Cerca de 26 anos depois, o F-5 foi registrado com um novo proprietário pela terceira vez, a companhia N685TC LLC, que o pôs à venda em outubro de 2022.

Com esta empresa o F-5 recebeu uma pintura melhorada, com inscrições da USAF e o registro militar fictício FA-685, pintado na fuselagem logo atrás do cocar da Força Aérea dos EUA. O N685TC também é um avião relativamente bem conhecido pelos entusiastas norte-americanos, já que a aeronave esteve presente no show aéreo de Oshkosh, onde fez diversos voos. 

Segundo a Code 1 Aviation, que está vendendo o avião, a aeronave está equipada com dois tanques de ponta de asa (cerca de 189 litros) e ainda possui um tanque ventral descartável de 150 galões (567 litros), fora os 600 galões (2270 litros) carregados internamente, dando-o uma autonomia de combustível de duas horas.

A aeronave possui uma série de equipamentos de comunicação da Collins, Raytheon e Bendix, mas a cabine é dominada pelos instrumentos analógicos originais. Também acompanha quatro pilones subalares e trilhos de mísseis para as pontas das asas, equipamentos não se encontram instalados no momento.

Aeronave F-5 ainda possui todos os instrumentos analógicos originais. Foto: Code 1 Aviation.
Aeronave ainda possui todos os instrumentos analógicos originais. Foto: Code 1 Aviation.

Os dois motores turbojato General Electric J85-GE-13 levam o avião mais de 1290 km/h, com uma taxa de subida de até 30 mil pés por minuto.

“O F-5 não é para os fracos de coração. Mas é um jato surpreendentemente simples e confiável”, afirma a empresa. Completamente restaurado há quase 35 anos, o F-5 acumula 3367.3 horas de voo desde que deixou a fábrica no final dos anos 1960.

Este F-5 que já passou pela Noruega “pode ser o seu ingresso para o mundo raro dos pilotos de caça”, diz a vendedora sobre o “exemplar lindamente restaurado e bem equipado do caça supersônico leve e versátil da Northrop.”

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-5, usaexport, venda