Advertisement

VÍDEO: Su-25 russo envolvido na Guerra na Ucrânia faz pouso de barriga

Jato de ataque ao solo Sukhoi Su-25 Frogfoot pousa de barriga em base aérea russa. A letra Z, símbolo da Rússia, indica que a aeronave estava no conflito com a Ucrânia.

Um jato de ataque ao solo Sukhoi Su-25 Frogfoot das Forças Aeroespaciais Russas (VKS) fez um pouso de barriga em uma base aérea não identificada, possivelmente na Rússia. O vídeo, cuja data e local exatos de gravação não são conhecidos, foi divulgado nas redes sociais no último sábado (10). 

As imagens foram compartilhadas por um russo apenas identificado por Fighterbomber, através de seu canal no aplicativo Telegram. O vídeo tem pouco mais de um minuto e começa com o Su-25 já na curta final.

Cerca de 30 segundos depois, a fuselagem do avião toca a pista em alta velocidade, criando uma trilha de fumaça e faíscas, como esperado em uma situação desse tipo. Em seguida o piloto aciona os paraquedas de frenagem, com o avião parando rapidamente. 

Leia mais: piloto de Su-25 da Rússia filma a própria ejeção na Ucrânia

É possível ver a letra Z pintada em branco na cauda da aeronave, indicando que ela estava, de alguma forma, envolvida nos combates na Ucrânia. A Rússia pintou diversos símbolos em seus veículos envolvidos na campanha contra Kiev: o Z foi o primeiro, sendo o mais famoso também. 

Símbolos militares russos e de Belarus na campanha na Ucrânia. Imagem: DailyMail.
Símbolos militares russos e de Belarus na campanha na Ucrânia. Imagem: DailyMail.

Cabe lembrar que as imagens não foram divulgadas pelos canais oficiais de Moscou, mas sim através de terceiros. Dito isso, ainda não se sabe o que levou ao pouso de barriga do Su-25. Da mesma forma que a aeronave pode ter sofrido uma pane, danos de combate também podem ter afetado os sistemas do trem de pouso, impedindo a extensão completa ou parcial das rodas. 

O fato é que o Sukhoi Su-25 é um velho conhecido das Forças Armadas Russas e se tornou uma aeronave símbolo do conflito no Leste Europeu, sendo amplamente usada pelas forças de Kiev e Moscou.

O Su-25 foi desenvolvido especificamente para missões de ataque ao solo e suporte aéreo aproximado, como uma resposta ao A-10 Thunderbolt II norte-americano. Dessa forma, a missão desempenhada pelo o avião o expõe ainda mais aos sistemas antiaéreos. Mesmo voando baixo para evitar a detecção por radares, as aeronaves são vulneráveis aos mísseis portáteis de curto alcance, os chamados MANPADS. 

De qualquer forma o Su-25 é amplamente reconhecido por sua robustez (assim como o A-10), capaz de retornar à base mesmo seriamente danificado. É o caso de um Frogfoot russo que pousou após ser atingido por um míssil ucraniano, logo nos primeiros meses da guerra. No entanto, outros 24 Su-25 russos e 15 ucranianos não tiveram a mesma sorte. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Guerra na Ucrânia, Rússia, SU-25