Confira as 10 mais importantes notícias da aviação na última semana

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Bem vindo ao resumo semanal de notícias do Portal Aeroflap. Aqui listamos para o nosso público os 10 assuntos principais da aviação nos últimos 7 dias, bem como nossos melhores artigos da semana.

Para essa postagem consideramos as matérias publicadas entre o período de 04 a 10 de setembro, exatamente sete dias, e descontando o dia anterior ao de publicação do resumo, que é sempre aos domingos aqui no Portal Aeroflap.

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Vamos começar com os principais assuntos?
 
 

1. LATAM Brasil realiza voo de certificação do Boeing 787 junto á ANAC

Boeing 787 LATAM

Originalmente a aeronave foi entregue como CC-BGO, em 2018 para a LATAM Chile.

A LATAM Brasil realizou na segunda-feira (27), o voo de certificação do Boeing 787 junto á ANAC, a aeronave realizou o voo partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos com destino à Manaus. Como parte do processo, o avião alternou Belém e após duas horas seguiu viagem para o Amazonas. 

O Boeing 787-9 de matrícula PS-LAA cumpriu o voo LA9000, retornando à São Paulo no dia seguinte cumprindo o voo LA9001. Nos últimos dias a companhia brasileira tem avançado com o processo de certificação para operar o 787 em seus voos regulares de passageiros. O treinamento de tripulantes de cabine são os mais criteriosos, pois com o novo equipamento mudam-se os procedimentos de evacuação em caso de emergência.

Em breve dois novos Boeings 787 chegarão para a empresa em breve, o Grupo Latam anunciou o arrendamento de duas aeronaves que antes eram pertencentes à Norwegian Air Shuttle. 

O contrato de arrendamento foi fechado com a Orix Aviation Systems, que buscará dar aos devedores a flexibilidade para gerenciar a frota do Grupo Latam que se encontra com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos (Capítulo 11) desde maio do ano passado, em decorrência da crise do coronavírus, mas pretende encerrar o processo para os próximos meses. 

Os dois novos Boeing 787-9 antes operados pela Norwegian trata-se do G-CKWF e G-CKWU, aeronaves entregues em junho de 2018 e março de 2019 respectivamente. Ainda não se sabe se irão ser operados pela empresa brasileira ou repassados à chilena.

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2. Embraer apresenta seu novo projeto ao mercado dos Estados Unidos; Projeto agrada investidores

Embraer Turboélice

Imagem: Divulgação Embraer

O novo projeto da fabricante brasileira Embraer para um novo avião turboélice para o mercado regional, oferecido à companhias aéreas norte-americanas que são clientes antigas da linha de jatos ERJ.

A Embraer apresentou o projeto para alguns executivos na segunda-feira (27), o intuito é mostrar que a nova geração pode substituir antigos aviões de 50 à 90 passageiros em mercados domésticos e regionais. Os executivos das companhias aéreas concordaram com a renovação da frota porém alguns não comentaram sobre o projeto da Embraer.

O novo turboélice chega com grande expectativa na Embraer, pois a aeronave poderá ser um substituto dos antigos ERJ-135/145 além de aeronaves da família Bombardier/Mitsubishi CRJ, o novo projeto traz o conceito de cauda em ‘T’ e com motores turboélices na cauda.

A fabricante está agradando os investidores com seus novos produtos para esta década. Após anunciar vários detalhes do seu novo turboélice, e fechar contratos em vários países para fornecer seu eVTOL, as ações acumulam alta em poucos dias de operações.

Apesar da queda acumulada superior a 2% na terça-feira (28), as ações (EMBR3) acumulavam alta de 9,26% até o fechamento na última segunda-feira (27). 

Colaborou também para esta alta um relatório emitido pela Goldman Sachs na última quinta-feira (23), elogiando o desempenho operacional e destacando a melhora significativa, apesar do menor volume de voos atualmente.

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3. Itapemirim muda planos e terá apenas 10 aeronaves até o final do ano

Itapemirim PS-ITA

Foto: Itapemirim/Divulgação

A Itapemirim Transportes Aéreos está revisou novamente seu planejamento de frota, de acordo com uma publicação do Jornal O Valor na última segunda-feira (27).

A companhia começou a operar voos no último mês de julho, e já conta com seis aviões na sua frota. Contudo, a Itapemirim deverá chegar ao final de 2021 com somente 10 aviões em operação.

A meta da companhia era alcançar a operação com 10 aeronaves em outubro deste ano, e seguir expandindo até dezembro. A companhia ainda deve aumentar a quantidade de aviões na sua frota, mas em um ritmo menor até o final do ano.

Em nota ao Portal Aeroflap a Itapemirim disse:

A Itapemirim Transportes Aéreos informa que, em função da pandemia, houve atraso na entrega de aeronaves e, por isso, foi necessária uma alteração no plano de frota. No entanto, a empresa ressalta que está trabalhando para receber novas aeronaves até o final do ano e encerrar 2021 com dez aviões operacionais.

O próximo avião programado para entrar na frota da companhia é o Airbus A319 de matrícula PS-JCP. A aeronave está atualmente na Indonésia onde está recebendo os últimos ajustes antes da sua vinda ao Brasil.

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4. Lufthansa se despede de forma especial de seu último MD-11 e recebe dois novos 777s

McDonnell Douglas MD-11F Lufthansa Cargo

Em clima de despedida do último trijato MD-11 em sua frota, a Lufthansa Cargo aproveitou a ocasião especial e adicionou frases de agradecimento na fuselagem do D-ALCC como forma de agradecimento durante os seus 23 anos de serviços prestados com os cumprimentos “Adeus” e “Obrigado, MD-11” estampados em sua fuselagem

Contudo, a última aeronave MD011 registrada na Europa realizará as suas operações finais nas cidades de Cairo, Tel Aviv, Chicago e Nova York. A despedida em definitivo ocorrerá no dia 15 de outubro de 2021, quando a aeronave pousará por volta do meio-dia (horário) no aeroporto de Frankfurt.

Enquanto se despede do MD-11, a Lufthansa Cargo recebeu mais duas unidades do Boeing 777 cargo. As novas aeronaves foram registradas como D-ALFJ e D-ALFK e terão como base o hub doméstico da companhia aérea, o Aeroporto de Frankfurt.

Com as duas novas adições, a Frota da Lufthansa Cargo passa a contar com onze cargueiros Boeing 777, incluindo quatro aeronaves do mesmo tipo operadas pela subsidiária AeroLogic.

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5. Primeiro Embraer KC-390 português realiza processo de energização

Dois pilotos e dois mecânicos compõem a primeira tripulação portuguesa treinada para voar o jato brasileiro. Foto: FAP/Divulgação.

O primeiro avião militar brasileiro KC-390 encomendado pela Força Aérea Portuguesa (FAP), realizou com sucesso a sua primeira corrente elétrica para o funcionamento de todos os sistemas elétricos da aeronave.

A energização foi realizada no dia 21 de setembro em Gavião Peixoto na fábrica da Embraer, o procedimento foi realizado com os engenheiros e profissionais do programa KC-390, além de uma equipe da Força Aérea Portuguesa que é composta por pilotos, mecânicos e engenheiros. 

A equipe militar portuguesa deslocada para Gavião Peixoto na fábrica da Embraer está acompanhando todo o processo de montagem do novo avião militar de Portugal. Além disso, a equipe irá acompanhar todos os testes em solo e em voo do novo KC-390 Millennium. 

Quatro tripulantes da Força Aérea Portuguesa – dois pilotos e dois mecânicos – estão desde o dia 14 de setembro na Base Aérea de Anápolis (Ala 2) da Força Aérea Brasileira, onde estão recebendo a formação para operar o Embraer KC-390 Millennium. 

Como informado na última terça-feira (21) pela FAP, esta será a primeira tripulação a ser qualificada na aeronave adquirida pelo Estado Português e que vai equipar a Força Aérea Portuguesa (FAP). A formação, ministrada pelo 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o Esquadrão Zeus, compreende as componentes teórica e prática do KC-390 Millenium. O 1º GTT recebeu seu primeiro KC-390 em 2019 e hoje possui quatro aeronaves em serviço.

A cooperação bilateral entre os dois países fica fortalecida pela partilha de experiências. Enquanto a FAP adquire conhecimentos com a experiência acumulada da FAB naquela aeronave, estes beneficiam da experiência lusa no transporte aerotático, destaca a FAP

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6. Boeing pode testar pilones para mísseis hipersônicos no B-1B em 2022

Arte: Boeing.

A Boeing planeja começar testes com pilones especiais para mísseis hipersônicos no bombardeiro B-1B Lancer no ano que vem, afirmaram dois funcionários da fabricante durante o Comitê de Assuntos Militares da Câmara de Comércio de Abilene. 

Robert Gass, ex-Comandante da Base Aérea de Dyess, e Dan Ruder, Gerente da Boeing para Programas Avançados do B-1, falaram para 75 pessoas que estiverem presentes na audiência realizada no Abilene Country Club na terça-feira (28). Gass e Ruder informaram o público sobre armamentos hipersônicos e e seu possível futuro uso no bombardeiro supersônico B-1B, originalmente fabricado pela Rockwell. 

Ruder explicou que a Boeing está desenvolvendo um pilone “carregador adaptável modular” (LAM) para que a aeronave possa transportar mísseis hipersônicos que usam combustível sólido ou motores que aspiram ar. Os pilones seriam montados externamente e permitiram que o B-1B carregasse dois mísseis nos seis pontos duros da fuselagem. A meta da fabricante é começar a testar esse cabide em setembro de 2022. 

Além das três baias internas, capazes de comportar 34 toneladas de armamentos, os B-1B também possuem seis pontos duros externos com capacidade para 23 toneladas de bombas e mísseis diversos. Todavia, depois que os EUA assinaram o tratado New START com a Rússia, o B-1B foi descartado como uma plataforma para emprego de armas montadas externamente.

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7. Azul cria 10 novos voos diretos a partir de Florianópolis

Azul Linhas Aéreas Voos

A Azul Linhas Aéreas reforça a parceria com o Aeroporto Internacional de Florianópolis administrado pela Zurich Airport Brasil, ampliando em mais 10 destinos operados pela empresa em voos diretos na capital de Santa Catarina. 

Os detalhes das rotas inéditas foram anunciados nesta sexta (01) em evento realizado no Floripa Airport, que contou com a presença de executivos da Azul e da Zurich Airport e marcou as comemorações dos dois anos do novo terminal.

As cidades de Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia, Cuiabá, Recife, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Chapecó, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana e Passo Fundo passarão a ter voos diretos com a cidade de Florianópolis a partir de dezembro.

Os voos serão operados com aeronaves modelo ATR 72-600, de 70 lugares, Embraer 195 E1, para 118 Clientes, e A320neo, com 174 assentos. O incremento da Azul durante o verão na capital catarinense será um recorde na história da aviação comercial da cidade em número de destinos atendidos.

A companhia deixou em aberto a possibilidade de operar esses voos também fora da alta temporada, a Azul também citou uma possibilidade futura de operar voos internacionais a partir da cidade, dependendo das condições que o mercado apresentará no próximo ano.

Atualmente, a Azul opera uma média de dez voos diários em Florianópolis que têm como destino Campinas (SP), Belo Horizonte, Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Chapecó e Santos Dumont (RJ). Estas operações serão mantidas durante a alta temporada de verão, fazendo com que a companhia oferta, a partir da capital catarinense, 16 destinos com ligações diretas e um pico de 18 voos diários.

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8. Azul Conecta fecha encomenda de até 10 novas aeronaves Cessna Gran Caravan EX

Foto: Azul

A companhia sub-regional da Azul anunciou a encomenda de até 10 aviões modelo Cessna Gran Caravan EX, do fabricante de aviação executiva Textron Aviation, com sede na América do Norte.

Duas aeronaves chegarão em Belo Horizonte no próximo dia 06 de outubro e outras três até o primeiro quadrimestre de 2022 (Clique Aqui para conhecer as aeronaves). Ao todo, são cinco pedidos firmes, com outras cinco opções de compra.

Os Cessna Gran Caravan EX da Conecta foram configurados para transportar até nove Clientes, além de dois Tripulantes, e são equipados com motores Pratt e Whitney com 867 cavalos de potência.

Mais eficiente no consumo de combustível, o Caravan EX também é mais silencioso se comparado a versões anteriores e opera a uma velocidade de cruzeiro de 340km/h.

A chegada destes aviões contribui ainda para o plano de renovação de frota da Azul, reduzindo a idade média das aeronaves da companhia. Atualmente a Azul Conecta opera com 17 aeronaves Cessna Grand Caravan.

“A Azul tem como vocação de seu plano de negócios o desenvolvimento da aviação regional e sub-regional do Brasil e as nossas operações com a Conecta desde o ano passado representam bem isso. De agosto de 2020 para cá, já transportamos mais de 40 mil Clientes, abrimos doze novos destinos e completamos mais de 15 mil horas de voo, mas queremos mais e o anúncio da compra de novos aviões, vindos de fábrica, são uma demonstração de que queremos expandir nossas operações no país.” Disse a Azul.

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9. Nova cliente? Embraer pode ter firmado intenção de compra de 15 195-E2 com a SAS

Foto – Embraer/Divulgação

A Embraer pode ter um novo cliente para a família E2, a Scandinavian Airlines (SAS) e a fabricante brasileira teriam firmado um acordo de intenção de compra de novas aeronaves. Há algum tempo, a companhia aérea estava avaliando as possibilidades entre o E2 e o A220 da Airbus.

A informação foi divulgada pelo site Ch-Aviation, que revelou que o pedido seria para 15 aeronaves, a intenção de compra seria para substituir as 13 aeronaves Boeing 737-700 mais antigas na frota. Atualmente a frota também é composta por aeronaves da família A320, A330 e A350 além de operar também de uma rival da Embraer, o Bombardier CRJ-900. 

O Ch-Aviation revela ainda que a SAS anunciou vagas para pilotos que exigiam experiência comprovada no Embraer 195 da geração anterior. Tanto a Scandinavian tanto a Embraer ainda não confirmaram a informação. 

Se confirmada a intenção de compra do 195-E2 para a SAS, a companhia vai operar pela primeira vez um avião de fabricação brasileira. Em 1980 a empresa estudava a compra de modelos Embraer 120 Brasília e aviões da Saab sendo modelos 340 e 2000, tendo optado pelos dois últimos citados.

 

10. Air France recebe seu primeiro Airbus A220

Air France Airbus A220

Foto: Airbus

Mais uma companhia aérea passa a contar com o Airbus A220 em sua frota, agora a Air France, empresa bandeira da França recebeu seu primeiro exemplar do jato na noite de ontem (28).

Este é o primeiro avião de uma encomenda de 60 aeronaves do tipo, a Air France se tornou a segunda companhia francesa a operar o modelo. A nova aeronave de matrícula F-HZUA partiu das instalações da Airbus no Canadá às 08h18 (horário local), chegando em Paris às 22h15 (horário local). 

O novo Airbus A220-300 da Air France está configurado para transportar 148 passageiros em uma configuração de cabine 2×3. Os assentos receberam o encosto de couro ergonômico em tom de azul escuro com o símbolo da empresa em vermelho. Além disso, os assentos possuem porta-copos e tomada USB para os tipos A e C.

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                                                         ARTIGOS

Aproveitando o lançamento da série de quatro vídeos sobre o Embraer KC-390 pelo Portal Aeroflap, lançamos também um artigo completo sobre o maior avião militar em operação na América do Sul. 

Atualmente são quatro aeronaves em serviço com o 1º Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT), o Esquadrão Zeus, uma unidade que desde de 2018 tem como sede a  Ala 2, Base Aérea de Anápolis. 

Clique aqui e veja o artigo completo!

 

 

                                              Vídeos da semana

Como citado, a Equipe do Portal Aeroflap gravou uma série de quatro vídeos sobre o maior avião militar da América do Sul, o KC-390 fabricado pela Embraer. Nesta semana foram lançados os dois primeiros vídeos.

O primeiro vídeo você pode conhecer a aeronave em suas características gerais, confira o vídeo:

 

No segundo vídeo lançado ontem (02), falamos sobre as capacidades atuais e futuras do KC-390, incluindo missões de combate a incêndio e busca e resgate. Confira!

 

Para mais vídeos, não deixe de conferir nosso canal no YouTube.

 

 

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