Bem vindo ao resumo semanal de notícias da aviação do Portal Aeroflap. Aqui listamos para o nosso público os 10 assuntos principais da aviação nos últimos sete dias, bem como os artigos e vídeos publicados na semana.
Para essa postagem consideramos as matérias publicadas entre o período de 04 a 10 de dezembro, exatamente sete dias, e descontando o dia anterior ao de publicação do resumo, que é sempre aos domingos aqui no Portal Aeroflap.
LATAM estreia mais rotas no Brasil e amplia voos em dezembro
![LATAM](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2021/11/A320LATAM-logo-1200x800.jpg)
Em uma semana onde se consolidou novamente na liderança, a LATAM ampliou seus voos existentes e passou a voar para mais dois destinos: Bauru e Vitória da Conquista.
A rota São Paulo/Guarulhos-Bauru contará com 5 voos semanais e será operada com aeronaves Airbus A319, que acomodam 144 passageiros (18 em Premium Economy e 126 em Economy). A partir de 22 de fevereiro, o voo decolará de Guarulhos às 7h20 todos os dias (exceto às quintas e sextas) com pouso programado em Bauru às 9h30. No sentido inverso, decolará às 10h05 dos mesmos dias com pouso programado às 12h20.
Ao todo, são 4 voos por semana (não opera somente nas quartas-feiras e sábados) programados para decolar sempre às 7h20 de Guarulhos e pousar às 9h30 em Vitória da Conquista. No sentido inverso, está programado para decolar às 10h05 e pousar às 12h20. São operados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para acomodar 162 passageiros em classe Economy e 8 em Premium Economy.
O primeiro voo de São Paulo/Guarulhos para Vitória da Conquista decolou com 86% de ocupação e está com uma média de 80% de ocupação já prevista para toda a primeira quinzena de dezembro.
Já no Aeroporto de Brasília a LATAM expandiu seus voos nos destinos já atendidos, confira a seguir: As operações de Brasília para Belo Horizonte/Confins ganharam um incremento de voos semanais (de 14 para 21), Goiânia (de 9 para 12), Santarém (de 7 para 10), Marabá (de 7 para 10), Boa Vista (de 7 para 10), Porto Seguro (de 5 para 7), Navegantes (de 5 para 7), Palmas (de 4 para 6), Uberlândia (de 3 para 5 voos semanais), Maceió (de 14 para 16), João Pessoa (de 10 para 12), Florianópolis (de 10 para 12), Recife (de 17 para 18), Rio Branco (de 6 para 7), Natal (de 13 para 14) e São Paulo/Congonhas (de 55 para 56).
Com isso, a LATAM chega a marca de 50 destinos operados no Brasil. E com o incremento de voos, em dezembro a companhia terá recuperado 95% da sua oferta doméstica de voos no Brasil.
Para reforçar as suas operações, a LATAM Brasil também concluiu a contratação de 3.400 funcionários em todo o Brasil, recompondo 55% das vagas de trabalho que precisaram ser fechadas no primeiro ano da pandemia de Covid-19.
2. Desaer apresenta seu novo projeto de aeronave turboélice
![ATL-300 Desaer](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2021/12/ATL300Desaer012beach-1200x675.jpg)
A startup Desaer (Desenvolvimento Aeronáutico) apresentou na terça-feira (07) desta última semana o seu novo projeto, o turboélice ATL-300. A nova aeronave da empresa com sede em São José dos Campos foi divulgada na 6º edição da Mostra BID Brasil, em Brasília (DF).
O ATL-300 terá capacidade para transportar 40 passageiros ou quatro toneladas de carga, é projetado para voar a 31 mil pés, com uma velocidade de cruzeiro de 520 km/h e 2600km, segundo informações obtidas pela CNN Brasil. Evandro Fileno, CEO da Desaer, afirma que o ATL-300 vai competir com o ATR-42 e que o diferencial é a rampa de carga.
![Desaer ATL-300 descarga](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2021/12/ATL300Desaer019LoadingA-1200x688.jpg)
Este é o segundo projeto apresentado pela Desaer, que trabalha no desenvolvimento do ATL-100. Fileno diz que o novo avião deve complementar as capacidades do ATL-100.
“É um avião mais avançado, com cabine pressurizada e trem de pouso retrátil. Em comum, são duas aeronaves de asa alta e altamente versáteis propostas para uso civil ou militar. São aviões ideais para operar em pistas semi-preparadas e em aeroportos com pouca estrutura”, diz o CEO.
“O primeiro voo do ATL-300 deve acontecer em 2026. A certificação operacional e o lançamento comercial é previsto para 2027”, disse Fileno, antecipando também valor do da aeronave: “O ATL-300 é avaliado em US$ 21 milhões (R$ 119.487 milhões na cotação atual).”
3. Polícia Federal apresenta seu primeiro Embraer E175 em Brasília
![Embraer E175 Polícia Federal](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2021/12/Entrega-E175-Policia-Federal_PR-1200x800.jpg)
A Polícia Federal apresentou hoje (08/12) em Brasília (DF) o seu primeiro avião do modelo Embraer E175 para convidados e imprensa. A aeronave foi adquirida a partir da falida FlyBe e será operada pelo Comando de Aviação Operacional (CAOP).
Na linha de jatos executivos, o CAOP até então operava com dois aviões Embraer ERJ-145 com capacidade de transporte em torno de 50 passageiros a depender da missão. Além da maior modernidade, os dois novos E175-E1 fabricados em 2012 da Polícia Federal podem transportar até 88 passageiros a bordo, ampliando a capacidade em missões de segurança nacional.
Além do PS-CAV (ex-G-FBJE), aeronave apresentada hoje em Brasília, a Polícia Federal contará com uma segunda unidade do Embraer-175 sendo o PS-DPF (G-FBJF), ambas ex-Flybe, que será entregue em 2022.
Os novos aviões têm um prazo maior de manutenção, e permite mais missões pela PF durante um ano, além de ter menor custo operacional.
4. Comandante da FAB leva em voo os primeiros T-27M para a AFA
![T-27 M Modernizado](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2021/12/FGHXe0ZWUAQ2Bhw.jpg)
A Academia da Força Aérea (AFA) recebeu nesta quinta-feira (09) os quatro primeiros T-27 Modernizados. As aeronaves foram entregues pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr., que pilotou um dos T-27M.
Ainda ontem, o Ten. Brig. Baptista Jr fez um voo de readaptação no T-27M na Base Aérea de São Paulo, no Aeroporto de Guarulhos.
Os quatro primeiros T-27M, matrículas 1383, 1426, 1446 e 1439, foram entregues ao 1º Esquadrão de Instrução Aérea, o Esquadrão Cometa. A unidade faz a instrução avançada dos cadetes aviadores da AFA, atividade que é realizada no 4º e último ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores.
Na chegada ao Ninho das Águias, os Bombeiros da AFA deram as boas-vindas aos primeiros T-27M, com o tradicional banho de batismo das aeronaves. Logo em seguida, ocorreu a cerimônia de entrega das quatro aeronaves, que foi presidida pelo o Comandante da Aeronáutica, sendo recebido pelo Comandante da Academia da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso.
A FAB pretende modernizar 42 aviões T-27 Tucano até dezembro de 2022, trabalho que é realizado pelo PAMA-LS em conjunto com a empresa Albatross.
5. Azul se despede da primeira aeronave a compor sua frota
![Azul](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2021/12/28918130407_f780681e0c_o-1200x647.jpg)
Nesta semana primeira aeronave a voar pelo Brasil levando na fuselagem a marca da Azul Linhas Aéreas se despediu da frota da companhia. O Embraer E-190, de matrícula PR-AZL, realizou um voo a partir de Belo Horizonte para devolução aos lessores da aeronave.
O avião foi o responsável pelo ‘start’ nas operações da Azul em 2008. Desde então estava operando voos domésticos para a Azul por todo o Brasil, estabelecendo também o “padrão” de conforto para toda a frota nos anos seguintes.
Veja a história do primeiro voo da Azul Clicando Aqui.
“É um momento de grande emoção para nós, porque essa aeronave simboliza o início da nossa história, os primeiros passos da companhia no Brasil. De 2008 para cá, nós crescemos muito e, junto com nossos Tripulantes, nos tornamos a melhor companhia aérea do mundo! Agora, estamos compromissados com a renovação de nossa frota para reduzirmos os custos, as emissões de gases e oferecer ainda mais conforto aos nossos Clientes”, afirma John Rodgerson, presidente da Azul.
6. Azul indica que acelerará substituição dos E-Jets em breve
![Azul](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2021/11/Azul-Embraer-195-SBRJ-PR-AYG-1200x801.jpg)
Após falar em declaração aos investidores que reiniciará as entregas do Embraer E195-E2 em 2022, a Azul apresentou agora em dezembro seu planejamento de acelerar a renovação da frota. A meta da companhia é chegar em 2026 com uma frota composta totalmente por aviões de nova geração.
No documento aos investidores, a Azul confirmou que retomará as entregas do Embraer E195-E2 no próximo ano. Atualmente a companhia tem 9 aviões E195-E2 na sua frota, e deve finalizar 2022 com 15 aviões deste modelo.
Durante a pandemia a Azul postergou as entregas do E195-E2 para a partir de 2024. Ao todo são 75 encomendas para o avião da fabricante brasileira.
Acompanhando a entrega de novos aviões, a frota da Azul de aviões E-Jets de Primeira Geração deve retrair de 49 para 42 aeronaves em 2022, e para 31 aviões ao final de 2023.
Já na frota de turboélices, a companhia relatou que receberá três aviões ATR 72-600 ainda em 2021, terminando o ano com 36 aeronaves deste modelo na frota. Uma aeronave ATR 72-600 será retirada em 2023, quando também receberá mais dois E195-E2 e quatro aviões da família A320neo.
Veja mais detalhes Clicando Aqui.
7. Inglaterra recupera F-35 do mar e prende marinheiro que vazou vídeo do acidente
![F-35](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2020/09/AZ200024011-1200x800.jpg)
O Ministério da Defesa da Inglaterra (MoD) confirmou que o caça F-35 que caiu no Mar Mediterrâneo em novembro foi recuperado. O resgate do caça stealth F-35B Lightning II ocorreu uma semana depois de ter sido encontrado no fundo do mar.
“As operações para recuperar o F-35 do Reino Unido no Mar Mediterrâneo foram concluídas com sucesso. Estendemos nossos agradecimentos aos nossos aliados da OTAN, Itália e dos Estados Unidos da América pelo apoio durante a operação de recuperação”, disse um porta-voz do MoD Britânico na terça-feira.
O salvamento bem-sucedido do caça de 5ª Geração ocorre ao mesmo tempo em que um marinheiro que vazou o vídeo do acidente foi preso. Segundo o UK Defence Journal, citando uma fonte anônima, o militar é tripulante do porta-aviões HMS Queen Elizabeth, no qual o F-35B da Força Aérea Real estava embarcado.
A queda do F-35B da RAF em sua primeira viagem operacional virou manchete no mundo todo. O The Sun diz que fontes confirmaram que o acidente ocorreu por conta de uma cobertura de plástico no motor. Esta deveria ter sido retirada pelos tripulantes do navio, o que não ocorreu. De qualquer forma, esta informação não foi confirmada pelo Governo Britânico.
Você pode ver o ocorrido com o F-35 no vídeo abaixo:
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8. Motor de 777 em testes destrói parte de hangar no aeroporto de Zurique
![Motor](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2021/12/FFxpRarXoAQKA-m.jpeg)
Um Boeing 777–300 da Swiss que estava se preparando para realizar teste de motor no aeroporto de Zurique acabou destruindo a proteção anti-som de um hangar especializado para testes. O incidente ocorreu na semana passada, não houve feridos.
SWISS 777 GE-90 engine test destroys noise protection hangar at Zurich Airport. No injuries reported. pic.twitter.com/MUQMbjNN0c
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) December 4, 2021
Em vídeos que estão circulando nas redes sociais, impressiona a força da potência causada pelo motor GE90, sendo possível observar no vídeo abaixo os painéis de deflexão e contenção sonora voando após o acionamento do motor.
Curiosamente, por se tratar de um Boeing 777, o motor GE90 possui uma força de 329 a 512 kN (74.000 a 115.000 libras), sendo suficiente para arremessar um carro ou até um grande caminhão a depender da intensidade. A causa do incidente está sob investigação.
9. Primeiro A321XLR entra na fase final de montagem
![A321 XLR-](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2021/12/Airbus-A321-XLR-Linha-de-Montagem-1-1200x801.jpg)
O tão esperado Airbus A321XLR, última versão de longo alcance do A321neo capaz de fazer voos do leste dos EUA para toda a Europa Ocidental, entrou em montagem final nas instalações de Hamburgo, na Alemanha.
A aeronave terminou recentemente a montagem estrutural, e se aproxima da fase de testes de voo e Certificação de Tipo a partir de 2022, e assim, seguindo para a produção em série e entrada em serviço em 2023.
Das quatro linhas de montagem da Família A320 em Hamburgo, a que está processando o primeiro A321XLR é chamada de “Line 2”, que fica no prédio “Hangar 9”. As duas aeronaves de desenvolvimento A321XLR subsequentes – MSN11058 e MSN11080 – também estão sendo produzidas na mesma planta.
Você pode conferir passo a passo da montagem final de uma aeronave Clicando Aqui.
10. TF-X: Rússia e Turquia trabalham no desenvolvimento do caça stealth
![TF-X Turquia](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2019/05/tfx.jpg)
Inicialmente criado como um projeto único da Turquia, agora os governos da Rússia e Turquia estão cooperando para desenvolver o jato stealth turco TF-X. É o que afirma Ismail Demir, o chefe da Presidência das Indústrias de Defesa da Turquia.
“Existem muitas disposições sobre cooperação em nossas negociações com a Rússia. Elas incluem questões relacionadas com o desenvolvimento de aviões de guerra nacionais [da Turquia] [TF-X]. Como o jato nacional TF-X deixará o hangar em 2023, há um tipo de motor que escolhemos e certos sistemas”, disse Ismail em uma entrevista ao jornal Milliyet no último domingo (05).
“Mas ele passará por um processo em fases de substituição, desenvolvimento, modernização e localização de certos sistemas com o tempo. Durante este processo, podem ser realizadas conversas com o lado russo sobre sistemas de localização concretos. Hoje, não estamos discutindo uma gama tão ampla de detalhes”
A BAE Systems também está participando e o motor escolhido é o General Electric F110 dos Estados Unidos.
Os trabalhos no TF-X foram realizados simultaneamente com a participação da Turquia no programa de caça a jato F-35. O país deveria receber cerca de cem desses jatos, mas os Estados Unidos excluíram a Turquia do programa após a compra pela Turquia dos sistemas de defesa antiaérea S-400.
Artigos
![Leonardo AW609](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2021/12/agustawestland_aw609_cruising-1200x657.jpg)
Em uma sequência de artigos nesta semana, abordamos desde os pequenos aviões até mesmo ao voos do Boeing 737 MAX, que há um ano voltava a fazer voos comerciais após passar por atualizações.
Confira nossos artigos desta semana abaixo:
Um ano da retomada: Como estão as operações do Boeing 737 MAX após a nova certificação
AW609: A aposta da Leonardo para o futuro das pequenas aeronaves
Cirrus Aircraft: afinal, de onde veio a Cirrus e seus aviões com paraquedas?
NOSSOS TRÊS VÍDEOS DA SEMANA
Em uma semana recheada de vídeos, nesta temos 3 destaques para o Resumão. No primeiro abordamos sobre o Airbus ACH145, que foi atualizado recentemente pela fabricante francesa para
Também continuamos com a série sobre o KC-390, que já conta com quatro vídeos na AEROFLAP, sendo o desta semana o penúltimo a ser postado.
E depois de falar sobre o sucesso do Boeing 777, chegou a vez de abordar sobre o imponente motor GE90, responsável por uma grande parcela da fama do 777 no mercado.
Confira na sequência:
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