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Confira as 10 mais importantes notícias da aviação na última semana

Bem vindo ao resumo semanal de notícias da aviação do Portal Aeroflap. Aqui listamos para o nosso público os 10 assuntos principais da aviação nos últimos sete dias, bem como os artigos e vídeos publicados na semana.

Para essa postagem consideramos as matérias publicadas entre o período de 04 a 10 de dezembro, exatamente sete dias, e descontando o dia anterior ao de publicação do resumo, que é sempre aos domingos aqui no Portal Aeroflap.

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  1. LATAM estreia mais rotas no Brasil e amplia voos em dezembro

LATAM
Foto: Gabriel Melo/Aeroflap

Em uma semana onde se consolidou novamente na liderança, a LATAM ampliou seus voos existentes e passou a voar para mais dois destinos: Bauru e Vitória da Conquista.

A rota São Paulo/Guarulhos-Bauru contará com 5 voos semanais e será operada com aeronaves Airbus A319, que acomodam 144 passageiros (18 em Premium Economy e 126 em Economy). A partir de 22 de fevereiro, o voo decolará de Guarulhos às 7h20 todos os dias (exceto às quintas e sextas) com pouso programado em Bauru às 9h30. No sentido inverso, decolará às 10h05 dos mesmos dias com pouso programado às 12h20.

Ao todo, são 4 voos por semana (não opera somente nas quartas-feiras e sábados) programados para decolar sempre às 7h20 de Guarulhos e pousar às 9h30 em Vitória da Conquista. No sentido inverso, está programado para decolar às 10h05 e pousar às 12h20. São operados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para acomodar 162 passageiros em classe Economy e 8 em Premium Economy.

O primeiro voo de São Paulo/Guarulhos para Vitória da Conquista decolou com 86% de ocupação e está com uma média de 80% de ocupação já prevista para toda a primeira quinzena de dezembro.

Já no Aeroporto de Brasília a LATAM expandiu seus voos nos destinos já atendidos, confira a seguir: As operações de Brasília para Belo Horizonte/Confins ganharam um incremento de voos semanais (de 14 para 21), Goiânia (de 9 para 12), Santarém (de 7 para 10), Marabá (de 7 para 10), Boa Vista (de 7 para 10), Porto Seguro (de 5 para 7), Navegantes (de 5 para 7), Palmas (de 4 para 6), Uberlândia (de 3 para 5 voos semanais), Maceió (de 14 para 16), João Pessoa (de 10 para 12), Florianópolis (de 10 para 12), Recife (de 17 para 18), Rio Branco (de 6 para 7), Natal (de 13 para 14) e São Paulo/Congonhas (de 55 para 56).

Com isso, a LATAM chega a marca de 50 destinos operados no Brasil. E com o incremento de voos, em dezembro a companhia terá recuperado 95% da sua oferta doméstica de voos no Brasil.

Para reforçar as suas operações, a LATAM Brasil também concluiu a contratação de 3.400 funcionários em todo o Brasil, recompondo 55% das vagas de trabalho que precisaram ser fechadas no primeiro ano da pandemia de Covid-19.

 

2. Desaer apresenta seu novo projeto de aeronave turboélice

ATL-300 Desaer
O ATL-300 deve voar em 2026.

A startup Desaer (Desenvolvimento Aeronáutico) apresentou na terça-feira (07) desta última semana o seu novo projeto, o turboélice ATL-300. A nova aeronave da empresa com sede em São José dos Campos foi divulgada na 6º edição da Mostra BID Brasil, em Brasília (DF). 

O ATL-300 terá capacidade para transportar 40 passageiros ou quatro toneladas de carga, é projetado para voar a 31 mil pés, com uma velocidade de cruzeiro de 520 km/h e 2600km, segundo informações obtidas pela CNN Brasil. Evandro Fileno, CEO da Desaer, afirma que o ATL-300 vai competir com o ATR-42 e que o diferencial é a rampa de carga.

Desaer ATL-300 descarga
Aeronave poderá carregar quatro toneladas de carga.

Este é o segundo projeto apresentado pela Desaer, que trabalha no desenvolvimento do ATL-100. Fileno diz que o novo avião deve complementar as capacidades do ATL-100

“É um avião mais avançado, com cabine pressurizada e trem de pouso retrátil. Em comum, são duas aeronaves de asa alta e altamente versáteis propostas para uso civil ou militar. São aviões ideais para operar em pistas semi-preparadas e em aeroportos com pouca estrutura”, diz o CEO. 

“O primeiro voo do ATL-300 deve acontecer em 2026. A certificação operacional e o lançamento comercial é previsto para 2027”, disse Fileno, antecipando também valor do da aeronave: “O ATL-300 é avaliado em US$ 21 milhões (R$ 119.487 milhões na cotação atual).”

 

3. Polícia Federal apresenta seu primeiro Embraer E175 em Brasília

Embraer E175 Polícia Federal
Foto: Embraer/Divulgação

A Polícia Federal apresentou hoje (08/12) em Brasília (DF) o seu primeiro avião do modelo Embraer E175 para convidados e imprensa. A aeronave foi adquirida a partir da falida FlyBe e será operada pelo Comando de Aviação Operacional (CAOP).

Na linha de jatos executivos, o CAOP até então operava com dois aviões Embraer ERJ-145 com capacidade de transporte em torno de 50 passageiros a depender da missão. Além da maior modernidade, os dois novos E175-E1 fabricados em 2012 da Polícia Federal podem transportar até 88 passageiros a bordo, ampliando a capacidade em missões de segurança nacional.

Além do PS-CAV (ex-G-FBJE), aeronave apresentada hoje em Brasília, a Polícia Federal contará com uma segunda unidade do Embraer-175 sendo o PS-DPF (G-FBJF), ambas ex-Flybe, que será entregue em 2022.

Os novos aviões têm um prazo maior de manutenção, e permite mais missões pela PF durante um ano, além de ter menor custo operacional. 

 

4. Comandante da FAB leva em voo os primeiros T-27M para a AFA

T-27 M Modernizado
O Comandante da FAB, Ten. Brig. Baptista Jr., no cockpit do T-27M 1446 durante o seu voo de readaptação.

A Academia da Força Aérea (AFA) recebeu nesta quinta-feira (09) os quatro primeiros T-27 Modernizados. As aeronaves foram entregues pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr., que pilotou um dos T-27M. 

Ainda ontem, o Ten. Brig. Baptista Jr fez um voo de readaptação no T-27M na Base Aérea de São Paulo, no Aeroporto de Guarulhos. 

Os quatro primeiros T-27M, matrículas 1383, 1426, 1446 e 1439, foram entregues ao 1º Esquadrão de Instrução Aérea, o Esquadrão Cometa. A unidade faz a instrução avançada dos cadetes aviadores da AFA, atividade que é realizada no 4º e último ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores.

Na chegada ao Ninho das Águias, os Bombeiros da AFA deram as boas-vindas aos primeiros T-27M, com o tradicional banho de batismo das aeronaves. Logo em seguida, ocorreu a cerimônia de entrega das quatro aeronaves, que foi presidida pelo o Comandante da Aeronáutica, sendo recebido pelo Comandante da Academia da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso.

A FAB pretende modernizar 42 aviões T-27 Tucano até dezembro de 2022, trabalho que é realizado pelo PAMA-LS em conjunto com a empresa Albatross.

 

5. Azul se despede da primeira aeronave a compor sua frota

Azul
Foto: Gabriel Centeno/Aeroflap

Nesta semana primeira aeronave a voar pelo Brasil levando na fuselagem a marca da Azul Linhas Aéreas se despediu da frota da companhia. O Embraer E-190, de matrícula PR-AZL, realizou um voo a partir de Belo Horizonte para devolução aos lessores da aeronave.

O avião foi o responsável pelo ‘start’ nas operações da Azul em 2008. Desde então estava operando voos domésticos para a Azul por todo o Brasil, estabelecendo também o “padrão” de conforto para toda a frota nos anos seguintes.

Veja a história do primeiro voo da Azul Clicando Aqui.

“É um momento de grande emoção para nós, porque essa aeronave simboliza o início da nossa história, os primeiros passos da companhia no Brasil. De 2008 para cá, nós crescemos muito e, junto com nossos Tripulantes, nos tornamos a melhor companhia aérea do mundo! Agora, estamos compromissados com a renovação de nossa frota para reduzirmos os custos, as emissões de gases e oferecer ainda mais conforto aos nossos Clientes”, afirma John Rodgerson, presidente da Azul.

 

6. Azul indica que acelerará substituição dos E-Jets em breve

Azul
Sai os E-Jets E1 para entrar a nova geração, E2.

Após falar em declaração aos investidores que reiniciará as entregas do Embraer E195-E2 em 2022, a Azul apresentou agora em dezembro seu planejamento de acelerar a renovação da frota. A meta da companhia é chegar em 2026 com uma frota composta totalmente por aviões de nova geração.

No documento aos investidores, a Azul confirmou que retomará as entregas do Embraer E195-E2 no próximo ano. Atualmente a companhia tem 9 aviões E195-E2 na sua frota, e deve finalizar 2022 com 15 aviões deste modelo.

Durante a pandemia a Azul postergou as entregas do E195-E2 para a partir de 2024. Ao todo são 75 encomendas para o avião da fabricante brasileira.

Acompanhando a entrega de novos aviões, a frota da Azul de aviões E-Jets de Primeira Geração deve retrair de 49 para 42 aeronaves em 2022, e para 31 aviões ao final de 2023.

Já na frota de turboélices, a companhia relatou que receberá três aviões ATR 72-600 ainda em 2021, terminando o ano com 36 aeronaves deste modelo na frota. Uma aeronave ATR 72-600 será retirada em 2023, quando também receberá mais dois E195-E2 e quatro aviões da família A320neo.

Veja mais detalhes Clicando Aqui.

 

7. Inglaterra recupera F-35 do mar e prende marinheiro que vazou vídeo do acidente

F-35
Caças F-35B norte-americano e do Reino Unido sobre o convés de voo do HMS Queen Elizabeth- Foto: RAF

O Ministério da Defesa da Inglaterra (MoD) confirmou que o caça F-35 que caiu no Mar Mediterrâneo em novembro foi recuperado. O resgate do caça stealth F-35B Lightning II ocorreu uma semana depois de ter sido encontrado no fundo do mar.

“As operações para recuperar o F-35 do Reino Unido no Mar Mediterrâneo foram concluídas com sucesso. Estendemos nossos agradecimentos aos nossos aliados da OTAN, Itália e dos Estados Unidos da América pelo apoio durante a operação de recuperação”, disse um porta-voz do MoD Britânico na terça-feira. 

O salvamento bem-sucedido do caça de 5ª Geração ocorre ao mesmo tempo em que um marinheiro que vazou o vídeo do acidente foi preso. Segundo o UK Defence Journal, citando uma fonte anônima, o militar é tripulante do porta-aviões HMS Queen Elizabeth, no qual o F-35B da Força Aérea Real estava embarcado.

A queda do F-35B da RAF em sua primeira viagem operacional virou manchete no mundo todo. O The Sun diz que fontes confirmaram que o acidente ocorreu por conta de uma cobertura de plástico no motor. Esta deveria ter sido retirada pelos tripulantes do navio, o que não ocorreu. De qualquer forma, esta informação não foi confirmada pelo Governo Britânico. 

Você pode ver o ocorrido com o F-35 no vídeo abaixo:

 
 
 
 
 
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8. Motor de 777 em testes destrói parte de hangar no aeroporto de Zurique

Motor
Foto: Autor desconhecido

Um Boeing 777–300 da Swiss que estava se preparando para realizar teste de motor no aeroporto de Zurique acabou destruindo a proteção anti-som de um hangar especializado para testes. O incidente ocorreu na semana passada, não houve feridos.

Em vídeos que estão circulando nas redes sociais, impressiona a força da potência causada pelo motor GE90, sendo possível observar no vídeo abaixo os painéis de deflexão e contenção sonora voando após o acionamento do motor.

Curiosamente, por se tratar de um Boeing 777, o motor GE90 possui uma força de 329 a 512 kN (74.000 a 115.000 libras), sendo suficiente para arremessar um carro ou até um grande caminhão a depender da intensidade. A causa do incidente está sob investigação. 

 

9. Primeiro A321XLR entra na fase final de montagem

A321 XLR-
Foto: Airbus

O tão esperado Airbus A321XLR, última versão de longo alcance do A321neo capaz de fazer voos do leste dos EUA para toda a Europa Ocidental, entrou em montagem final nas instalações de Hamburgo, na Alemanha.

A aeronave terminou recentemente a montagem estrutural, e se aproxima da fase de testes de voo e Certificação de Tipo a partir de 2022, e assim, seguindo para a produção em série e entrada em serviço em 2023.

Das quatro linhas de montagem da Família A320 em Hamburgo, a que está processando o primeiro A321XLR é chamada de “Line 2”, que fica no prédio “Hangar 9”. As duas aeronaves de desenvolvimento A321XLR subsequentes – MSN11058 e MSN11080 – também estão sendo produzidas na mesma planta. 

Você pode conferir passo a passo da montagem final de uma aeronave Clicando Aqui.

 

10. TF-X: Rússia e Turquia trabalham no desenvolvimento do caça stealth

TF-X Turquia
Concepção artística do TF-X- Foto: TAI

Inicialmente criado como um projeto único da Turquia, agora os governos da Rússia e Turquia estão cooperando para desenvolver o jato stealth turco TF-X. É o que afirma Ismail Demir, o chefe da Presidência das Indústrias de Defesa da Turquia. 

“Existem muitas disposições sobre cooperação em nossas negociações com a Rússia. Elas incluem questões relacionadas com o desenvolvimento de aviões de guerra nacionais [da Turquia] [TF-X]. Como o jato nacional TF-X deixará o hangar em 2023, há um tipo de motor que escolhemos e certos sistemas”, disse Ismail em uma entrevista ao jornal Milliyet no último domingo (05). 

“Mas ele passará por um processo em fases de substituição, desenvolvimento, modernização e localização de certos sistemas com o tempo. Durante este processo, podem ser realizadas conversas com o lado russo sobre sistemas de localização concretos. Hoje, não estamos discutindo uma gama tão ampla de detalhes”

A  BAE Systems também está participando e o motor escolhido é o General Electric F110 dos Estados Unidos.

Os trabalhos no TF-X foram realizados simultaneamente com a participação da Turquia no programa de caça a jato F-35. O país deveria receber cerca de cem desses jatos, mas os Estados Unidos excluíram a Turquia do programa após a compra pela Turquia dos sistemas de defesa antiaérea S-400.

 

Artigos

Leonardo AW609
Foto: Leonardo/Divulgação

Em uma sequência de artigos nesta semana, abordamos desde os pequenos aviões até mesmo ao voos do Boeing 737 MAX, que há um ano voltava a fazer voos comerciais após passar por atualizações.

Confira nossos artigos desta semana abaixo:

Um ano da retomada: Como estão as operações do Boeing 737 MAX após a nova certificação

 

AW609: A aposta da Leonardo para o futuro das pequenas aeronaves

 

Cirrus Aircraft: afinal, de onde veio a Cirrus e seus aviões com paraquedas?

 

NOSSOS TRÊS VÍDEOS DA SEMANA

Em uma semana recheada de vídeos, nesta temos 3 destaques para o Resumão. No primeiro abordamos sobre o Airbus ACH145, que foi atualizado recentemente pela fabricante francesa para 

Também continuamos com a série sobre o KC-390, que já conta com quatro vídeos na AEROFLAP, sendo o desta semana o penúltimo a ser postado.

E depois de falar sobre o sucesso do Boeing 777, chegou a vez de abordar sobre o imponente motor GE90, responsável por uma grande parcela da fama do 777 no mercado.

Confira na sequência:

 

 

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