Bem vindo ao resumo semanal de notícias da aviação do Portal Aeroflap. Aqui listamos para o nosso público os 10 assuntos principais da aviação nos últimos sete dias, bem como os artigos e vídeos publicados na semana.

Para essa postagem consideramos as matérias publicadas entre o período de 27 de novembro a 03 de dezembro, exatamente sete dias, e descontando o dia anterior ao de publicação do resumo, que é sempre aos domingos aqui no Portal Aeroflap.

Receba as principais notícias da aviação diretamente no seu TELEGRAM, em tempo real. Participe do nosso grupo Clicando Aqui.
Para participar no Whatsapp Clique Aqui.

 

 

1.Semana de abertura de novas rotas domésticas e internacionais na Azul e LATAM

Azul

Nesta última semana tivemos a abertura (ou reabertura) de diversas novas rotas na Azul e LATAM. A malha de alta temporada das duas companhias está começando a receber incrementos, e deve ter mais novidades agora em dezembro.

A Azul e LATAM retomaram seus voos do Brasil para Orlando (EUA). Com as fronteiras liberadas nos EUA desde o início de novembro, as companhias passaram a incrementar seus voos. A Azul opera a partir de Viracopos (Campinas), enquanto a LATAM opera a partir do Aeroporto de Guarulhos.

LATAM Boeing 777-300ER
Foto: Gabriel Melo/Aeroflap

Ainda nos voos internacionais, a LATAM voltou a voar para Milão e Londres a partir do Aeroporto de Guarulhos. A companhia declarou que está com mais de 90% de ocupação média desses voos, incluindo a sua rota para Orlando.

Já nos voos domésticos, a companhia comemorou sua primeira operação para Jericoacoara (CE). A primeira rota da companhia para a cidade cearense parte do Aeroporto de Guarulhos, e registra na sua semana de estreia uma ocupação superior a 80% dos assentos disponíveis. São 11 voos semanais entre as duas cidades.

Em dezembro, a LATAM ampliará as rotas Fortaleza-Belém (passa de 11 para 14 voos semanais), Fortaleza-Manaus (de 11 para 14 voos semanais), Fortaleza-Maceió (de 5 para 7 voos semanais), Fortaleza-Natal (de 5 para 7 voos semanais) e Juazeiro do Norte-São Paulo/Guarulhos (de 5 para 7 voos semanais).

A Azul também iniciou o voo doméstico mais longo do Brasil nesta semana. A rota entre Campinas e Boa Vista é realizada em 04 horas e 45 minutos a bordo das aeronaves do modelo Airbus A320neo, com capacidade para 174 passageiros. São 3220 km separando as cidades, aproximadamente.

A Azul também abriu a venda de novas frequências para Guanambi, que passará a receber voos diários a partir de Confins (BH). A companhia também iniciou a venda de 10 novos destinos regionais no Paraná, e terá voos diários entre Fortaleza e Jericoacoara, sendo que a aérea já opera entre Congonhas (São Paulo) e Jericoacoara.

 

2. E as duas empresas continuaram trocando farpas sobre uma possível compra/fusão

Azul LATAM

Após apresentar seu Plano de Recuperação Judicial no dia 26 de novembro, a LATAM realizou uma conferência online com a imprensa no dia seguinte, 27, onde esclareceu diversos pontos sobre a sua recuperação judicial, incluindo a proposta da Azul para comprar a LATAM.

No sábado (27) a LATAM declarou que a proposta da concorrente brasileira foi considerada incompleta segundo a avaliação dos credores, acionistas e pela companhia, a própria manifestação não foi qualificada para se tornar uma proposta.

Desta forma a LATAM seguiu com seu planejamento de aumento de capital, combinado com renegociação das dívidas com os credores da companhia aérea e o aumento da liquidez ao final do Chapter 11.

A proposta da LATAM, inclusive, causou nestes últimos dias um ‘derretimento’ do valor de suas ações no Chile e Nova York devido à multiplicação de capital da companhia.

Na segunda-feira (29) a Azul tirou o mistério sobre o assunto, após muitas ameaças de comprar a LATAM em sua totalidade. De acordo com o comunicado da aérea fundada por Neeleman aos investidores, a Proposta da Azul para comprar a LATAM inclui a prospecção de aproximadamente US$ 5 bilhões de financiamento em ações garantido por alguns membros do grupo ad hoc de credores da LATAM, composto por várias instituições financeiras.

De acordo com a Proposta, a participação na empresa combinada seria compartilhada entre os atuais acionistas da Azul, os credores da LATAM que receberiam compensação em ações, e os participantes do Novo Capital.

Além disso, Azul e Credores Ad Hoc da Latam acordaram que a governança da empresa combinada seria composta por um grupo independente de conselheiros, garantindo o alinhamento entre os interesses dos acionistas da empresa combinada.

Veja mais sobre esse assunto Clicando Aqui.

 

3. Homem viaja em compartimento de trem de pouso de avião e sobrevive

American Airlines
Foto: Autor desconhecido

Um homem guatemalteco de 26 anos foi resgatado e preso por Agentes da Alfândega e Proteção (CBP) após se esconder no compartimento de trem de pouso central de uma aeronave da American Airlines.

O fato inusitado ocorreu no último sábado (27/11) no voo AA1182 entre a Guatemala (GUA) e Miami (MIA) (clique aqui para ver a reprodução do voo).

Em vídeos que estão circulando nas redes sociais, é possível ver o homem sair praticamente ileso e consciente após a aeronave pousar em Miami. Após saber do corrido, equipes do CBP prenderam o homem e o encaminharam para receber os primeiros socorros.

Chama a atenção o fato de o homem ter sobrevivido após o sobrevoo no compartimento de trem de pouso do Boeing 737–800 de matrícula N970NN, visto que, a aeronave sobrevoou a uma altura de 33.000 pés (cerca de 10 km) em um voo com duração de 2h30min, condições onde o ar é rarefeito e a temperatura média chega na casa dos -50 °C.

Veja mais sobre esse assunto Clicando Aqui.

4. FAB recebe sua 5ª unidade do Embraer KC-390

A Força Aérea Brasileira recebeu na quarta-feira (01) desta última semana mais uma aeronave KC-390 Millennium, a quinta da frota. O cargueiro multimissão fabricado pela Embraer foi entregue em cerimônia realizada na Base Aérea de Anápolis (Ala 2). 

Agora, o KC-390 de matrícula FAB 2857 passa a compor a frota do 1º Grupo de Transporte de Tropas, o Esquadrão Zeus. Na cerimônia, também foi celebrado o 60º Aniversário de Ativação do 1º GTT. 

O primeiro KC-390, o FAB 2853, foi entregue à unidade em setembro de 2019, em uma cerimônia que também teve a participação de Bolsonaro. A quarta aeronave, o FAB 2856, foi entregue em 19 de dezembro de 2020, com a quinta chegando hoje, pouco menos de um ano depois da última entrega. 

Ao mesmo tempo em que celebra o recebimento da 5ª aeronave, a FAB também trabalha na alteração do contrato assinado em 2014. Por razões orçamentárias, a Força Aérea decidiu reduzir de aviões adquiridos de 28 para 15 unidades.

 

5. Vídeo mostra F-35B do Reino Unido em decolagem falha de porta-aviões, e militares acham avião no fundo do mar

F-35B HMS Queen Elizabeth RN RAF UK
Caças F-35B Lightning II da Força Aérea Real a bordo do HMS Queen Elizabeth. Foto: Royal Navy.

Após duas semanas de buscas, a Marinha Real Britânica encontrou os destroços do caça stealth F-35B que caiu no mar Mediterrâneo. A Royal Navy e seus aliados estavam patrulhando a área onde ocorreu o acidente, em meados de novembro. 

O Conselheiro de Segurança Nacional, Sir Stephen Lovegrove, confirmou na terça-feira (30) que o avião foi encontrado no fundo do mar. “Meu entendimento é que os especialistas sabem onde está a aeronave. Sim, nós o localizamos. Ainda não içamos o avião”, disse Lovegrove. 

No dia 17 de novembro, a RN informou que um F-35B caiu no mar ao tentar decolar do porta-aviões HMS Queen Elizabeth. O piloto ejetou e foi resgatado em seguida com ferimentos leves.

Na semana passada surgiram imagens mostrando o exato momento em que o caça cai da rampa da embarcação. 

 

Questionado pelos parlamentares, Lovegrove pareceu indicar que havia alguma atividade ou interesse russo em torno do local do acidente, afirma o The National News. Contudo, ele disse ao comitê de defesa da Câmara dos Comuns que medidas foram tomadas para proteger o equipamento altamente sensível e os segredos do jato stealth.

Navios de guerra e embarcações de recuperação, junto com submarinos, foram enviados rapidamente para o local, possivelmente ao sul de Creta. “A recuperação do gravador de dados de voo e dos destroços são realmente vitais para uma investigação precisa para determinar as causas do acidente”, disse Lovegrove na terça-feira.

Dias após o acidente, fontes anônimas relataram que a Royal Navy havia solicitado ajuda dos Estados Unidos para encontrar o caça furtivo. A corrida contra tempo é para evitar que nações adversárias capturem o caça de última geração, revelando e obtendo dados secretos.

Veja mais sobre esse assunto Clicando Aqui.

 

6. Itapemirim diz que ainda não atingiu lucro com a venda de passagens aéreas, e credores pedem falência

Nesta semana, durante o Fórum PANROTAS 2021, Sidnei Piva que é Presidente do Grupo Itapemirim participou de um painel no evento, onde abordou sobre assuntos sobre a nova companhia aérea do grupo.

E durante seu discurso no evento, Piva afirmou que a companhia ainda não atingiu o lucro com as suas operações. De acordo com o executivo, a venda de passagens aéreas não cobre os custos de operação da companhia.

Apesar disso, a ITA utiliza uma estrutura Low Cost, com salários baixos, leasing de aeronaves usadas com baixo custo mensal, e estrutura enxuta utilizando muitos serviços terceirizados. A companhia registrou em setembro, último mês de dados apresentados à ANAC, uma taxa de ocupação de 70% dos seus assentos.

“Estamos com preços mais altos em todos os segmentos. Ainda estamos praticando um preço um pouco abaixo do que o custo exige. A política para a companhia aérea é medir os custos e cada uma aplica sua estratégia, mas hoje não temos muita massa de manobra com os custos”, disse Sidnei Piva.

O executivo também ressaltou que a companhia continua com seu foco de expandir, atingir o breakeven e “levar mais conforto ao passageiro”. 

Atualmente, a companhia conta com sete aeronaves em sua frota, sendo seis Airbus A320 e um A319. Nos próximos meses, novos aviões serão incorporados à frota, permitindo o aumento na quantidade de frequências e destinos atendidos pela companhia.

 

7. ASAS envia seu primeiro Boeing 727 para pintura e manutenção em Brasília

A ASAS enviou nesta semana para Brasília o primeiro Boeing 727 da sua frota. O Boeing 727-200F de matrícula PR-IOC, um icônico trijato, está com adesivos da rede varejista Lojas Americanas, as empresas firmaram uma parceria para o transporte de mercadorias pelo país.

Em Brasília a aeronave deve passar pelos últimos preparativos antes de entrar em operação, com manutenção completa do avião e pintura.

O Boeing 727 de matrícula PR-IOC foi fabricada em 1982 foi entregue originalmente para a US Air como aeronave de passageiros sob a matrícula N774AL. Foi convertido em cargueiro em 2004, tendo sido operado pela DHL antes de chegar para a RIO em 2010. Voou de 2017 à 2019 com a Sideral Linhas Aéreas com a mesma matrícula.

Quando iniciar suas operações, a empresa deverá ter voos para Salvador e Recife a partir de São José dos Campos. Há uma expectativa que a ASAS possa receber mais uma aeronave até o final de janeiro do próximo ano.

 

8. Retorna para a Azul o Airbus A330 com a pintura “bandeirão”

Está de volta para a frota da Azul o Airbus A330-200 mais conhecido pela sua belíssima pintura com a bandeira do Brasil. A aeronave de matrícula PR-AIV estava passando por um procedimento de manutenção na Cidade do México, e retornou no dia 27 de novembro para operar voos pela companhia.

A aeronave está desde o início da pandemia, em março de 2020, sem operar voos pela Azul Linhas Aéreas. No dia 05 de outubro, após alguns voos de reativação da aeronave, apenas de Campinas para Campinas e sem passageiros, a aeronave foi enviada para o México, onde passou por uma revisão geral.

Normalmente os checks de manutenção são realizados por tempo e ciclos acumulados de uma aeronave. E chegou a vez desse A330, batizado como “Nação Azul” ser enviado para o Check-C.

Com o PR-AIV na frota, a Azul agora conta com mais um A330 para cumprir seus voos domésticos e internacionais na alta temporada. A companhia tem 12 aviões A330ceo/neo da sua frota, contudo, 10 estão totalmente operacionais.

 

9. Primeira aeronave com a pintura da Nella é flagrada na Venezuela

Nella Airlines

O grupo norte-americano/brasileiro Nella Airlines, responsável por controlar a boliviana Amaszonas e a venezuelana Albatros Airlines, equipou uma aeronave da Albatros Airlines com a pintura da companhia.

A aeronave em questão é um MD-80 de matrícula YV-3498, sendo o segundo jato para a Albatros Airlines. Atualmente, a companhia conta até então com um Boeing 737-500, além de três unidades do Embraer E120 Brasília.

Nella Airlines

Em imagens que estão circulando nas redes sociais, é possível ver que o avião conta com a pintura predominantemente branca, além da Logo da Albatros byNELLA. Ainda não se sabe se a pintura já foi concluída ou se a aeronave passará a receber mais detalhes de customização. 

Em certificação junto à ANAC para iniciar as suas operações no Brasil, a Nella Airlines anunciou o seu desejo de iniciar as operações o quanto antes no mercado brasileiro. Após a certificação, a companhia só poderá iniciar as suas operações quando receber a Outorga da Concessão pelo Governo Federal, que permite vender assentos em seus voos regulares.

 

10. FAB se prepara para iniciar em breve testes com avião hipersônico

14-X
Arte do veículo hipersônixo 14-X. Imagem: FAB.

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), situado em São José dos Campos (SP), iniciou os preparativos da Operação Cruzeiro com o envio de materiais do primeiro teste de voo do motor aeronáutico hipersônico 14-X, desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Os equipamentos foram enviados de duas formas: via terrestre e aérea, partindo de São José dos Campos (SP). No dia 17 de novembro, foi enviado o primeiro carregamento, via terrestre, saindo do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA), contendo os cilindros de gases que serão utilizados na carga útil do 14-X.

A segunda etapa, também via terrestre, deslocou-se do Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ), no dia 23 de novembro, levando o apoio para a campanha como carrinho elétrico e outras peças.

O projeto de Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv) desde 2008, visa capacitar o Brasil na área estratégica e prioritária da hipersônica por meio da operação em voo de um sistema com propulsão hipersônica aspirada (tecnologia Scramjet).

Na Operação Cruzeiro, ocorrerá o lançamento Veículo Acelerador Hipersônico (VAH) equipado com a carga útil do IEAv, denominada 14-XS, com a finalidade de proporcionar as condições necessárias para o ensaio em voo do Demonstrador de Tecnologia Scramjet (DTS), a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e utilizando o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) como Estação Remota.

 

Artigos

King Air

O King Air é um dos bimotores mais populares no mundo. Sua história iniciou há quase 60 anos, e várias aeronaves estão em atividade em todos os países, incluindo no Brasil, onde é o 3º avião mais utilizado no país.

Nós contamos a história do King Air desde a sua concepção na década de 60 até os dias atuais, com toda a modernização e novas versões que surgiram ao longo dos ano.

Você pode conferir este artigo Clicando Aqui.

F-4E Irã
Caças F-4E Phantom II da IRIAF.

O Irã já teve uma das mais potentes forças aéreas da sua região. No entanto, os embargos que vieram após a Revolução Islâmica de 1979 impediram o fornecimento de peças e serviços de manutenção, além da aquisição de aeronaves mais modernas. Ainda assim, o Irã foi capaz de contornar esse problema parcialmente, principalmente através de engenharia reversa.

O número de aviões perdidos em acidentes e no conflito com o vizinho Iraque também não ajudou nem um pouco nos atuais números. Hoje, a Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF) conta com aeronaves já obsoletas na sua aviação de caça. 

Saiba mais sobre esse tema Clicando Aqui.

 

NOSSO VÍDEO DA SEMANA

Conheça um pouco mais da incrível história do Boeing 777, considerado como uma das aeronaves mais confiáveis da Boeing no mercado. E o melhor, gravamos com uma aeronave real da LATAM.

DEIXE UMA RESPOSTA