Bem vindo ao resumo semanal de notícias do Portal Aeroflap. Aqui listamos para o nosso público os 10 assuntos principais da aviação nos últimos sete dias, bem como os artigos e vídeos publicados na semana.

Para essa postagem consideramos as matérias publicadas entre o período de 16 de outubro a 22 de outubro, exatamente sete dias, e descontando o dia anterior ao de publicação do resumo, que é sempre aos domingos aqui no Portal Aeroflap.

Confira os destaques

1. Itapemirim solicita 80 voos para o Uruguai em novembro

Itapemirim PS-ITA
Foto: Itapemirim/Divulgação

No dia 22 de outubro, a Itapemirim Transportes Aéreos pediu um total de 80 voos entre o Brasil e o Uruguai em seis dias, com sua nova solicitação de voos à ANAC. Estes são operados a partir do Rio de Janeiro (Galeão) e São Paulo (GRU) entre os dias 24 a 30 de novembro.

A ITA também vai realizar o transporte de torcedores do Flamengo e Palmeiras que viajam para a Final da Libertadores, marcada para acontecer em Montevidéu no dia 27 de novembro.

Todos os voos serão operados pelos Airbus A320 da companhia, com capacidade para 162 passageiros em classe única. A única questão no momento é como a companhia conseguirá cumprir tantos voos com somente cinco aeronaves na frota. De qualquer forma, esta operação pode acrescentar uma boa receita para a empresa.

Veja mais clicando aqui.

 

2. Maior aeronave de passageiros do mundo retornará ao Brasil após 19 meses

Airbus A380 Emirates
Foto: Emirates/Divulgação

A crise da pandemia de Covid-19 afetou duramente a aviação como um todo, mas o avanço das campanhas de vacinação está trazendo o Airbus A380 de volta aos voos, inclusive para o Brasil e com data marcada. 

Conforme o site de reservas da Emirates, o voo diário EK261 entre Dubai (DXB) e Guarulhos (GRU) será operado pelo Jumbo europeu no lugar do Boeing 777-300ER a partir do dia 31/10. A decolagem está prevista para ocorrer a partir de Dubai por volta das 09:05 (horário local), pousando em São Paulo às 17:20 (horário local). 

Veja mais clicando aqui.
 

3. Vídeo: novo L-39 registrado no Brasil passa por Manaus

O mais novo jato Aero L-39C Albatros registrado no país passou pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), enquanto fazia sua viagem à região sudeste. O jato de treinamento, que chama atenção por lembrar uma aeronave de caça, esteve em solo manauara no dia 20 e sua passagem foi registrada em vídeo pelos spotters do canal Plane Spotting Manaus HD

Ainda com a matrícula estadunidense N810RC, este L-39C deverá receber o registro brasileiro PP-XLW. A aeronave encontra-se em São José dos Campos passando pelo processo de nacionalização e se tornará o quarto L-39C registrado no Brasil. Uma aeronave já foi exportada para os EUA, enquanto outras duas são comumente vistas no Aeroclube de Santa Catarina. 

Saiba mais clicando aqui.

 

4. Veja os números: Embraer entregou mais 30 aviões no 3º trimestre

Foto – Embraer

A fabricante brasileira Embraer entregou um total de 30 aeronaves no terceiro trimestre de 2021, sendo nove comerciais e 21 executivos. Foi também neste período que a Embraer entregou seu jato executivo de número 1.500, um Phenom 300E.

No segmento de aviação comercial, a empresa anunciou a venda de 16 novos jatos E175 para a SkyWest, Inc. para operar para a Delta Air Lines, somando-se aos 71 jatos do modelo que a SkyWest já opera para a companhia aérea. A aeronave E175 voará para a Delta sob um Contrato de Compra de Capacidade (CPA).

Saiba mais clicando aqui. 

 

5. IMAGENS: FAB sobrevoa Brasília com Gripen, F-5 e KC-390

Na manhã de sexta-feira (22), a Força Aérea Brasileira realizou sobrevoos sobre a Base Aérea de Brasília (Ala 1) com aeronaves KC-390 Millennium, F-39E Gripen e F-5EM Tiger II em formação.

As passagens ocorreram durante a solenidade em celebração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (23/10), onde houve a imposição da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, contando com a presença do Presidente Jair Bolsonaro 

Além dos caças e do jato cargueiro, a Esquadrilha da Fumaça (Esquadrão de Demonstração Aérea) também se apresentou na Capital Federal com seus turboélices A-29 Super Tucano.

Veja mais imagens e vídeos clicando aqui.

 

6. Último Pouso: TV Cultura estreou no sábado série original sobre história da aviação brasileira

Estreou no último sábado (23) a série original Último Pouso, produzida pela TV Cultura, que faz uma viagem pela história de grandes companhias aéreas do Brasil – Panair, Varig, Real, Cruzeiro, Vasp e Transbrasil – que, por décadas, transportaram sonhos, casos, negócios e a cultura de um país que se afirmava. Vai ao ar semanalmente, sempre aos sábados, às 22h30 .

A história vista de cima vai desde a criação até a decadência das companhias que marcam a história da era de ouro do Brasil. 

Saiba mais clicando aqui.

 

7. Querosene de Aviação ficará mais barato no Brasil

Querosene de Aviação Abastecimento
Foto: BR Aviation/Divulgação

A Diretoria Colegiada da ANP aprovou na quinta-feira (21/10) a alteração da Resolução ANP nº 778, que estabelece as especificações dos querosenes de aviação fósseis e alternativos, com vistas à introdução do querosene de aviação JET-A no país, entre outras providências.

O JET-A, já presente no mercado internacional, poderá ser importado e produzido nas refinarias nacionais. As especificações propostas permitem ainda a manutenção do querosene JET-A1, utilizado hoje no país. A estimativa do mercado é de que ocorra uma redução de cerca de 0,3 a 0,6 centavos de dólar por galão, podendo haver redução ainda maior, uma vez que, com o JET-A, haverá maior competição, dado o maior número de fornecedores externos do produto.  

Saiba mais clicando aqui. 

8. Após morte de cachorro em voo, LATAM interrompe transporte de pets nos porões de aeronaves

A LATAM interrompeu no dia 15/10 o transporte de animais nos porões de suas aeronaves depois que um cachorro da raça American Bully faleceu em um voo entre São Paulo e Aracaju. 

O animal de estimação estava sendo transportado em uma caixa de madeira, de forma adequada para o transporte. No entanto, o cão roeu toda a estrutura da caixa e por algum motivo morreu asfixiado. A companhia diz que está investigando as causas e erros no transporte, podendo voltar a oferecer essa opção aos clientes. 

Veja mais clicando aqui.

 

9. Mitsubishi confirma que não há previsão de retomar projeto da aeronave SpaceJet MRJ

Mitsubishi

A fabricante japonesa Mitsubishi afirmou que não tem planos de retomar seu projeto da nova aeronave SpaceJet MRJ, por enquanto. Cinco aeronaves já foram fabricadas e todas estão estocadas nos Estados Unidos. 

Alguns boatos da retomada do projeto surgiram logo após a Mitsubishi comprar a parte de fabricação de aeronaves CRJ da Bombardier. No momento, a fabricante mantém o foco apenas no suporte das aeronaves já fabricadas. 

Ikuta Masahiko disse que a decisão foi tomada em outubro de 2020 e que funcionários da companhia já se mudaram para buscar novos empregos. 

Veja mais clicando aqui.

 

10. Fim de uma era: Lufthansa Cargo aposenta último MD-11 europeu

Foto: Lufthansa Cargo

No dia 17/10, um MD-11 sob as cores Lufthansa Cargo pousou pela última vez no Aeroporto de Frankfurt. O D-ALCC realizou o voo LH 8161 de Nova York (JFK) pousando na Alemanha às 12h03 (horário local), encerrando a era dos trijatos na companhia alemã.

A Lufthansa Cargo recebeu seus dois primeiros cargueiros MD-11 (D-ALCA e D-ALCB) em junho de 1998, seguido pela terceira aeronave em agosto do mesmo ano com o registro D-ALCC. No total, a companhia chegou a operar dezenove unidades do MD-11F, incluindo o último MD-11 fabricado: o D-ALCN entregue em janeiro de 2001. 

Saiba mais clicando aqui.
 

Artigos

Na última semana, o Portal Aeroflap publicou dois artigos.

No primeiro, falamos do voo dos comandantes das Forças Aéreas de Israel e Alemanha, que juntos abriram o exercício Blue Flag 2021. Enquanto o Tenente-General Ingo Gerhartz, comandante da Luftwaffe, voou um Eurofighter Typhoon com uma pintura especial chamada “Eagle Star”, o comandante da IAF, Major-General Amikam Norkin, voou em um F-15D Baz famoso por ter pousado sem uma asa inteira após uma colisão aérea em 1983. Saiba mais sobre o treinamento e o acidente da década de 1980 clicando aqui. 

O Typhoon com a pintura Eagle Star, pilotado pelo Comandante da Lutwaffe, voa com o F-15D Baz 957, sob os comandos do Comandante da IAF. Foto: Luftwaffe.

No segundo artigo, explicamos como a Rainha dos Céus, o Boeing 747, transportava o Ônibus Espacial em sua fuselagem. A NASA adquiriu dois Jumbos da American Airlines e Japan Airlines para realizar os testes e transportes do Space Shuttle, com as duas aeronaves recebendo extensas modificações para cumprir a nova missão. Saiba mais clicando aqui. 

NASA Boeing 747
Foto: NASA

 

Vídeos da Semana

A Embraer anunciou modificações no projeto do seu futuro turboélice, principalmente no posicionamento dos motores. Agora, o grupo motopropulsor da nova aeronave passou para a cauda, e não mais nas asas. Confira o vídeo onde falamos sobre essa novidade. 

 

A Itapemirim Transportes Aéreos começou seus voos em julho e ainda é considerada uma grande novidade no mercado de aviação nacional. Neste vídeo, falamos sobre os números da ITA, que vem aumentando suas rotas e atualmente está operando com cinco aeronaves Airbus A320. Uma sexta aeronave pode entrar em serviço, acompanhando a expansão da empresa. Confira!

 

LATAM Brasil tem o primeiro Boeing 787 Dreamliner do país. O widebody de matrícula PS-LAA é o primeiro de quatro jatos que a companhia aérea pretende operar. Ainda no sábado a aeronave fez seus primeiros voos comerciais, operando os voos LA3985 e LA3987, entre São Paulo (Guarulhos) e Manaus (AM). 

A equipe do Portal Aeroflap conheceu a aeronave nas instalações da LATAM e produziu um vídeo especial. Confira

Resumo com colaboração dos editores Gabriel Centeno, Gabriel Melo, Gabriel Benevides e Pedro Viana.

 

DEIXE UMA RESPOSTA